Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019


"Nem direita, nem esquerda. Nem capitalismo, nem comunismo. Não haverá verdadeira justiça social enquanto homens e mulheres não trabalharem em prol da evolução espiritual (individual e coletiva)." Prof. Alexsandro M. Medeiros, mestre e doutor em Filosofia. Universidade Federal do Amazonas. Site: Sabedoria Política.




SÍNTESE DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO

I – O homem é uma alma encarnada. Antes de sua encarnação, existia unida aos tipos essenciais, às ideias do verdadeiro, do bem e do belo. Separa-se deles ao encarnar-se e, recordando seu passado, é mais ou menos atormentada pelo desejo de a eles retornar.
Não se pode enunciar mais claramente a distinção e a independência entre o princípio inteligente e o princípio material. É, além disso, a doutrina da preexistência da alma; da vaga intuição que ela conserva sobre a existência de outro mundo, ao qual aspira; de sua sobrevivência à morte do corpo; de sua saída do mundo espiritual, para encarnar-se; e do seu retorno a esse mundo, após a morte. É, enfim, o germe da doutrina dos anjos decaídos.

II - A Alma se transvia e se perturba, quando se serve do corpo para considerar qualquer objeto; sente vertigens, como se estivesse ébria, porque se prende a coisas que são, por sua natureza, sujeitas a transformações. Em vez disso, quando contempla sua própria essência, ela se volta para o que é puro, eterno, imortal, e sendo ela da mesma natureza, permanece nessa ligação tanto tempo quanto possa. Cessam então as suas perturbações, e esse estado da alma é o que se chama sabedoria.
Assim, o homem que considera as coisas de baixo, terra a terra, do ponto de vista material, vive iludido. Para apreciá-las com justeza, é necessário vê-las do alto, isto é, do ponto de vista espiritual. O verdadeiro sábio deve, portanto, de algum modo, isolar a alma do corpo, para ver com os olhos do espírito. É o que ensina o Espiritismo (cap. II, it. 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Salve, 18 de abril, Dia Nacional do Espiritismo (Irmão Jó) Foi no dia 18 de abril que Kardec, Na Cidade de Luz, em manhã memorável, Lança ...