Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019




Continuação da tradução livre da 3ª ed. francesa d’O Evangelho Segundo o Espiritismo. (Dr. Jorge leite de Oliveira)

Essas máximas são consequência do princípio de humildade, que Jesus não cessa de apresentar como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor, por estas palavras: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus". Ele toma uma criança como exemplo da simplicidade de coração e diz: "O maior no Reino dos Céus será todo aquele que se humilhar e se fizer pequeno como esta criança", ou seja, aquele que não tiver qualquer pretensão à superioridade ou à infalibilidade.
O mesmo pensamento fundamental se encontra nesta outra máxima: "Aquele que quiser ser o maior, seja o seu servidor", e ainda nesta: “Pois todo aquele que se exalta será humilhado; e todo aquele que se humilha será exaltado”.
O Espiritismo vem confirmar a teoria pelo exemplo, ao mostrar-nos que os grandes no mundo dos Espíritos são os que foram pequenos na Terra, e que frequentemente são bem pequenos os que aqui eram os maiores e os mais poderosos. É que os primeiros, ao morrerem, levaram consigo aquilo que unicamente constitui a verdadeira grandeza no céu, e que não se perde mais: as virtudes; enquanto os outros tiveram de deixar aquilo que os fazia grandes na Terra, e que não se pode levar: a fortuna, os títulos, a glória, o nome de nascimento. Não tendo outra coisa, chegam ao outro mundo desprovidos de tudo, como náufragos que tudo perderam, até as próprias roupas. Conservam apenas o orgulho, que torna a sua nova posição ainda mais humilhante, porque veem acima deles, resplandecentes de glória, aqueles que desprezaram na Terra.
O Espiritismo mostra-nos outra aplicação desse princípio nas encarnações sucessivas, quando aqueles que mais se elevaram numa existência, descem até o último lugar na existência seguinte, se se deixaram dominar pelo orgulho e ambição. Não procurem, pois, o primeiro lugar na Terra, nem queiram ficar acima dos outros se não quiserem ser obrigados a descer. Procurem, ao contrário, o mais humilde e o mais modesto, porque Deus saberá dar-lhes um lugar mais elevado no Céu, se o merecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Quando o texto é escorreito (Irmão Jó)   Atento à escrita correta É o olho do revisor, Mas pôr tudo em linha certa É com o diagramador.   ...