Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EM DIA COM O MACHADO 300 (jÓ)

Anuncio ao leitor radical mudança temática em nossas postagens. Para tal, proponho a três estudiosos das Escrituras Sagradas divulgar seus estudos sobre a personalidade ímpar de Jesus de Nazaré, o Cristo, Filho de Deus, Cocriador Divino e Governador da Terra, à qual Ele trouxe sua mensagem e ação incomparável no bem.
Pergunta o leitor quem serão essas almas iluminadas e o que nos dirão, de novo, sobre o Ser mais perfeito que Deus nos enviou, “para nos servir de guia e modelo”. A resposta seguir-se-á, primeiro, a um esclarecimento: das três “almas”, só uma é alma, no sentido estrito dessa palavra. Refiro-me a Jó, que já leu as Escrituras Sagradas completas e ainda estuda os Evangelhos de Jesus publicados pelos quatro evangelistas. Além disso, é assíduo estudioso d’O Evangelho segundo o Espiritismo, que já leu diversas vezes, assim como as demais obras do pentateuco kardequiano, com suas mensagens consoladoras e eternas.
Os outros estudiosos são espíritos: Emmanuel e eu, Machado... Esclareço ao bom leitor, entretanto, que iluminado só o primeiro. Este articulista aqui, também conhecido como Bruxo, nesta tarefa, é apenas esforçado discípulo daquele, tanto quanto Jó é meu secretário.
─ Mas... Emmanuel não já está reencarnado?
─ Ainda que esteja... “à noite, todos os gatos são pardos”. Nunca ouviu dizer isso? É nas altas horas que ele virá, livre da matéria, atendendo nossa evocação e permissão de Deus.
Por oportuno, desde já, meu secretário pede que ignorem seu nome Joteli e o tratem apenas por Jó. Lembra, também, que, à parte o conteúdo dos estudos que publicaremos, tudo o mais é ficção do articulista.
Caberá ao leitor e à leitora discernirem ficção de realidade... Jó apenas lembra que detesta mentir e empenha-se, com todas as forças do seu ser, em cultivar a verdade. Por esse motivo, relembra que, embora ele seja, em tese, inspirado, assume a autoria deste conteúdo e dos que, futuramente, vier a publicar aqui, respeitados os créditos alheios.
­­─ Quer dizer que nada do que for atribuído a você é seu, Bruxo?
─ Geralmente, não, mas pode ser que esse antena curta capte algo provindo de mim e se aproprie disso.
─ Quem é “esse antena curta”?
─ Quem poderia ser, senão, meu secretário?
─ E quanto ao que for dito por Emmanuel, também Jó poderá ser seu médium?
─ Quem falou em médium aqui? Ele pode ser inspirado por nós, e a responsabilidade pelo conteúdo, citações e análises será sempre dele. Entretanto, quem pode garantir a propriedade única dos próprios pensamentos? Releia a questão 459 d’O Livro dos Espíritos: “Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?” Resposta: “Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem”.
Comecemos, então, nossos estudos. Anote aí, Jó...
O advento do Cristo foi anunciado por diversos profetas. O primeiro deles foi Moisés, que esclareceu o povo hebreu sobre o envio de um novo profeta, semelhante a ele, por Jeová. Aparentemente, Moisés estava sendo pouco modesto, pois, excetuados os Dez Mandamentos recebidos por ele, no Monte Sinai, quase tudo o mais, em sua lei justiceira, era proveniente dele próprio, influenciado por espíritos afins...
Jesus, ao contrário, dizia, modestamente, que o que falava provinha de Deus, seu Pai e nosso Pai, que nos criou por Amor e para Amar.
Entretanto, para a época em que viveu e a missão que desempenhou, inclusive trazendo ao mundo a ideia de Deus único, a figura de Moisés é, sim, altamente importante na preparação da Terra para a vinda de Jesus, o Cristo de Deus... No Mundo, porém, jamais houve ou haverá alguém de maior elevação espiritual do que o Cristo, Nosso Senhor, modelo e guia.
Outros profetas também anunciaram a vinda de Jesus Cristo, sua missão, incompreensão dos sacerdotes, escribas e fariseus da época, bem como sua morte ignominiosa e seu triunfante ressurgimento do túmulo, provando-nos que apenas o corpo físico se extingue. A alma, espírito encarnado, é imortal.
Agora, leitor, você dar-me-á licença para eu fazer uma petição humilde ao nobilíssimo espírito Emmanuel, a quem entrevistarei sobre os temas anunciados nesta crônica. Jó será nosso discreto e disciplinado secretário, já a partir da próxima crônica, e tudo o que o amigo leitor desejar saber, ou ainda não conhece dessa extraordinária história, ser-lhe-á revelado página a página, a conta-gotas, até onde Deus, nosso Pai amantíssimo, o permitir.

A quien quiera escuchar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Propriedade Intelectual (Irmão Jó) Houve época em que produzir Obra de arte legal Era incerto garantir Direito intelectual.   Mas com tant...