Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2018




Em dia com o Machado 324 (jó}

Embora o número de acessos à crônica passada tenha dobrado, tendo em vista a curiosidade da chamada para a leitura do texto intitulado pontuação, tenho certeza de que ninguém teve a curiosidade de reescrevê-lo com o uso dos sinais gráficos propostos. Ou, se houve algum herói ou heroína que se prestasse a tanto, certamente não tiveram coragem de enviar-me o texto com a pontuação em seu devido espaço.
Não tem problema. Eis o gabarito:

            O ponto indica uma parada que não é a do ponto de ônibus, e sim uma pausa no período denominada ponto final ou ponto parágrafo. Já pontuação implica uso do ponto que encerra um período não concluído por reticências, interrogação, ponto e vírgula, além da vírgula, ponto final e, se se tratar da conclusão de um período com o mesmo centro de interesse, há ponto parágrafo. Sobre o dilema da pontuação, pensei ter posto um ponto final nesse ponto e comecei o texto com inicial maiúscula. Entretanto, caberia após maiúscula ponto e vírgula, se o entretanto completasse o enunciado. Como a vírgula é o sinal gráfico mais utilizado na escrita, com toda a certeza, aqui caberia melhor a vírgula. Ah! recordo-me de que nas regras de pontuação, mesmo se tratando do ponto, também é ponto pacífico haver esses outros pontos que, sem serem pontos, também pontuam: são os dois pontos, as reticências, além doutros dois pontos a considerar. Sim, mais dois pontos: a) ponto de interrogação, que pode coincidir com a pausa do ponto final ou não: se a pausa não encerrou o enunciado, a inicial da palavra seguinte é minúscula, mas se a pausa for conclusiva, iniciaremos a frase seguinte com inicial maiúscula; b) ponto de exclamação: se a frase for conclusiva, a palavra seguinte terá inicial maiúscula, caso isso não ocorra, a inicial da frase citada será minúscula. Um ponto importante: não use pontuação antes do emprego de expressões entre parênteses ou colchetes, pontue somente após fechar parêntese.
Há outros pontos a citar, mas ficam para a próxima...

            Como curiosidade, a pessoa corajosa (ou curiosa amante de passatempo) que substituiu as palavras do texto anterior pelos sinais gráficos do atual economizou quatro linhas neste texto em relação àquele.
            Retirei uma vírgula do texto anterior, que já não existe no atual. Se você percebeu, parabéns. Caso contrário, releia o texto da crônica 323.
            Vamos ler mais, pessoal! É lendo, entendendo e refletindo que se aprende algo.
Quem ouve com muita atenção fala bem. Se ademais muito lê fala melhor; mas quem ouve, lê bastante e escreve criticamente vive bem melhor.  
Viver é aprender.

Um comentário:

  A dança é língua internacional (Irmão Jó)   À Lourdes. Não há dança que não sirva De inspiração sempre viva.   Vendo um casal a dançar Põe...