Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Estudo d'O Livro dos Espíritos com Jorge e Lourdes



Questão 94 — De onde tira o Espírito seu envoltório semimaterial?

— Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

Comentário

Pelo exposto acima, percebemos que os espíritos encarnados na Terra ainda possuem um perispírito bastante grosseiro em relação aos espíritos encarnados noutros mundos mais felizes, como Júpiter, por exemplo, que foi afirmado a Allan Kardec ser a morada de almas muito mais elevadas do que as nossas. Imaginemos o sacrifício de Jesus, Espírito puro, para encarnar entre nós. Precisou aguardar milênios, antes de tomar um corpo espiritual grosseiro, como o nosso, e encarnar na Terra. Enquanto isso, era anunciado por profetas,como Moisés, Isaías e outros, ao longo dos séculos, até que pudesse nascer de Nossa Senhora, Maria Santíssima e também de grande pureza, que vela por nós das altas esferas espirituais. Em especial, Maria socorre, por meio de sua equipe,  os suicidas, como podemos ler na obra Memórias de um suicida, psicografado por Yvonne do Amaral Pereira e ditado pelo grande romancista português Camilo Castelo Branco, que se suicidou após ter sido atacado pela cegueira.

Questão 94a — Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro?

— É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.

Comentário

Já foi dito que nosso corpo espiritual, o perispírito, ainda é feito de uma espécie de tecido semimaterial, mas tão etéreo que não o podemos ver com os olhos físicos e nem mesmo com os instrumentos eletrônicos disponíveis ainda hoje, na Terra. Ainda assim, para espíritos mais elevados, nosso perispírito é bastante denso. Por isso, tais entidades necessitam adapar seu perispírito às condições do princípio universal que envolve a Terra, ao virem em missão aqui, provindos de mundos superiores.

Questão 95 — O envoltório semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?

— Sim, tem a forma que o Espírito queira; é assim que ele vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível e mesmo palpável.

Comentário

Espíritos superiores têm o perispírito envolvido em intensa luz, como é o caso de Jesus, ao aparecer para Paulo de Tarso, a caminho de Damasco, quando este, ainda sob o nome de batismo Saulo, perseguia Ananias e os cristãos. Espíritos atrasados aparecem-nos em sonho ou visões, muitas vezes assumindo forma grotesca, e mesmo animalizada do perispírito, para nos assustar.

96 — Os espíritos são iguais ou existe entre eles uma hierarquia qualquer?

— São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que chegaram.

 Comentário

Mais adiante, estudaremos essas ordens, mas os espíritos puros estão no topo delas, que é a primeira ordem segundo o esquema adotado por Kardec sob a orientação dos espíritos enviados por Jesus para ditar-lhe as obras do chamado pentateuco kardequiano, composto de cinco obras consideradas básicas: a primeira é esta, O Livro dos Espíritos, em seguida vem O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo, e A Gênese.

97 — Há um número determinado de ordem ou de graus de perfeição entre os Espíritos?

— Seu número é ilimitado, porque não há entre essas ordens uma linha de demarcação traçada como barreira, de modo que se podem multiplicar ou restringir as divisões à vontade. No entanto, considerando-se as características gerais dos espíritos, pode-se reduzi-las a três ordens principais.

Na primeira ordem colocar-se-ão os que atingiram a perfeição: os espíritos puros. Na segunda ordem encontram-se os que chegaram ao meio da escala: o desejo do bem é a sua preocupação. Na terceira, os que ainda se acham na parte inferior da escala: os espíritos imperfeitos, que se caracterizam pela ignorância, pelo desejo do mal e por todas as paixões más que retardam o progresso.

Comentário

Essa sugestão dada a Kardec será desenvolvida no item 100, mas é importante observar o que os espíritos superiores dizem genericamente sobre as diferentes ordens. Mesmo na última, a terceira, embora a predominância da ignorância, já há grande diferença entre um Espírito e outro. Mais adiante, veremos com detalhes essas nuances evolutivas e o quanto ainda precisamos nos esforçar, não para alcançar a primeira ordem, mas para sermos promovidos à segunda, onde já estão espíritos muito mais adiantados espiritualmente do que nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo d'O Livro dos Espíritos (Jorge e Lourdes) 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? — Deus lhes impõe a encarnação com ...