Estudo d'O Livro dos Espíritos
135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?
—
Há o laço que liga a alma ao corpo.
a)
De que natureza é esse laço?
“Semimaterial,
isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja
assim para que os dois possam comunicar-se um com o outro. Por meio desse laço
é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.”
O
homem é, portanto, formado de três partes essenciais:
1º
– o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo
princípio vital;
2º
– a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
3º
– o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve
de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tal, num fruto, o
germe, o perisperma e a casca.
Comentário
Nosso
corpo orgânico é uma cópia do corpo espiritual, que Kardec denomina de
perispírito. É por intermédio do perispírito que o Espírito, alma encarnada
atau sobre o corpo físico.
“O
corpo não é mais do que envoltório, repetimo-lo constantemente.”
a)
Pode o corpo existir sem a alma?
“Pode;
entretanto, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do
nascimento, ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto,
depois de essa união se haver estabelecido, a morte do corpo rompe os laços que
o prendem à alma e esta o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem
alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.”
b)
Que seria o nosso corpo, se não tivesse alma?
“Simples
massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um homem.”
Como já havia sido informado pelos Espíritos que respondem a Allan Kardec, temos corpo orgânico, corpo espiritual, que é o perispírito e alma, que é o Espírito encarnado. Se a alma não mais se liga ao corpo físico, este morre, restando perispírito e Espírito, ou alma livre do corpo físico. Por isso dizem os Espíritos que a vida orgânica pode continuar existindo, mas se ela cessa, também cessa a vida do Espírito no corpo físico.
137. Um Espírito pode encarnar a um tempo em dois corpos diferentes?
“Não,
o Espírito é indivisível e não pode animar simultaneamente dois seres
distintos.” (Ver, em O livro dos médiuns, cap. VII, Da bicorporeidade e
da transfiguração.)
Para cada corpo, uma alma. Mesmo no caso de xifópagos, que é o caso de duas almas num corpo, este se bifurca e sempre haverá duas cabeças, pois o cérebro é a fonte de manifestação da alma. No caso da bicorporeidade ou transfiguração, o corpo físico é o mesmo, o que é visto é sua reprodução perispiritual. Novas informações sobre esse fenômeno podem ser lidas no capítulo 7 da obra citada acima.
138. Que se deve pensar da opinião dos que consideram a alma o princípio da vida material?
— É uma questão de palavras, com que nada temos. Começai por vos entenderdes mutuamente.
Comentário
A
resposta do Espírito deve-se às diversas conceituações de alma, entre nós. Entretanto,
a informação sobre alma já foi dada pelos Espíritos a Kardec. Alma, no sentido
espiritual visto aqui, ficamos sabendo, é um espírito encarnado.
Estudo d'O Livro dos Espíritos
— Não há contradição. Tudo depende das acepções das palavras. Por que não tendes uma palavra para cada coisa?
Comentários
A palavra alma, assim como espírito e qualquer outra palavra pode ter diversos significados. No caso de alma, como observam os espíritos, podemos dar-lhe outros significados, mas o que importa aqui é o sentido de alma como Espírito encarnado, nossa individualidade.
O
vocábulo alma
se emprega para exprimir coisas muito diferentes. Uns chamam alma ao princípio
da vida e, nesta acepção, se pode com acerto dizer, figuradamente, que a
alma é uma centelha anímica emanada do grande Todo. Estas últimas palavras
indicam a fonte universal do princípio vital de que cada ser absorve uma porção
e que, após a morte, volta à massa donde saiu. Essa ideia de nenhum modo exclui
a de um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua
individualidade.
A esse ser, igualmente, se dá o nome de alma e nesta acepção é que se pode dizer que a alma é um Espírito encarnado. Dando da alma definições diversas, os Espíritos falaram de acordo com o modo por que aplicavam a palavra e com as ideias terrenas de que ainda estavam mais ou menos imbuídos. Isto resulta da deficiência da linguagem humana, que não dispõe de uma palavra para cada ideia, donde uma imensidade de equívocos e discussões. Eis por que os Espíritos superiores nos dizem que primeiro nos entendamos acerca das palavras.
140.
Que se deve pensar da teoria da alma subdividida em tantas partes quantos são
os músculos e presidindo assim a cada uma das funções do corpo?
—
Ainda isto depende do sentido que se empreste à palavra alma. Se se entende por
alma o fluido vital, essa teoria tem razão de ser; se se entende por alma o
Espírito encarnado, é errônea. Já dissemos que o Espírito é indivisível. Ele
imprime movimento aos órgãos, servindo-se do fluido intermediário, sem que para
isso se divida.
a)
Entretanto, alguns Espíritos deram essa definição.
—
Os Espíritos ignorantes podem tomar o efeito pela causa.
Comentários
Quando a palavra alma é confundida com fluido vital pode-se achar que os que assim a consideram imaginam que ela participe de todos os órgãos. Mas no sentido de alma como Espírito encarnado, ela é indivisível, como o próprio Espírito desencarnado. Então, é o fluido vital, manipulado pela alma, Espírito encarnado, que se estende a todos os órgãos do corpo físico.
—
A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola. Irradia e se
manifesta exteriormente, como a luz através de um globo de vidro, ou como o som
em torno de um centro de sonoridade. Neste sentido se pode dizer que a alma é
exterior, sem que por isso constitua o envoltório do corpo. A alma tem dois
invólucros: um, sutil e leve, é o primeiro, ao qual chamas perispírito; outro,
grosseiro, material e pesado, o corpo. A alma é o centro de todos os
envoltórios, como o germe em um núcleo, já o temos dito.
Como
os espíritos nos esclarecem, a alma não fica totalmente aprisionada no corpo,
irraria externamente, como ocorre com uma lâmpada cuja fonte parte do interior
para o exterior.
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