Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2025

Estudo d'O Livro dos Espíritos com Jorge e Lourdes



120 — Todos os espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem?

— Não pela fieira do mal, mas pela da ignorância.

 Comentário

Criados simples e ignorantes, é natural que os espíritos, no início de suas primeiras existências, passe pela fieira da ignorância e, com o tempo, comece a distinguir o mal do bem, principalmente pelas consequências más ou boas de um e de outro.

 

121 — Por que é que alguns espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?

— Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, com igual aptidão para o bem e para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por sua vontade.

Comentário

A partir do momento que o Espírito adquire o livre-arbítrio ele já não tem justificativa para a tomada de decisão equivocada, no que se refere ao bem e ao mal. A aptidão é igual, mas sempre prevalece a vontade do espírito. E a responsabilidade também sobre os resultados de sua decisão.

 

122 — Como podem os espíritos, em sua origem, quando ainda não têm consciência de si mesmos, ter a liberdade de escolher entre o bem e o mal? Há neles um princípio, uma tendência qualquer que os leve mais para um caminho do que para outro?

— O livre-arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Já não haveria liberdade se a escolha fosse determinada por uma causa independente da vontade do Espírito. A causa não está nele, mas fora dele, nas influências a que cede em virtude da sua livre vontade. Esta é a grande figura da queda do homem e do pecado original: uns cederam à tentação, outros resistiram.

 Comentário

Consciente de si mesmo, o Espírito adquire total responsabilidade sobre suas escolhas. Não é o determinismo das situações que decide o que o Espírito faz delas e sim, sua vontade e liberdade de escolha. Se cede às influências externas, cabe ao Espírito responder pelas consequências boas ou más de sua escolha. Todos estamos sujeitos às influências do pecado, mas feliz de quem resiste até o fim a essas influências e opta pelo bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo d'O Livro dos Espíritos (Jorge e Lourdes) 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? — Deus lhes impõe a encarnação com ...