Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2025

 

Estudo d'O Livro dos Espíritos (Jorge e Lourdes)

 


 

142. Que dizeis dessa outra teoria segundo a qual a alma, numa criança, se vai completando a cada período da vida?

— O Espírito é uno e está todo na criança, como no adulto. Os órgãos, ou instrumentos das manifestações da alma, é que se desenvolvem e completam. Ainda aí tomam o efeito pela causa.

Comentário

Ao reencarnar, o Espírito está por completo no corpo, mas sua lucidez completa só ocorre após o desenvolvimento dos órgãos do seu corpo, em especial o cérebro. 

143. Por que todos os Espíritos não definem do mesmo modo a alma?

— Os Espíritos não se acham todos esclarecidos igualmente sobre estes assuntos. Há espíritos de inteligência ainda limitada, que não compreendem as coisas abstratas. São como as crianças entre vós. Também há Espíritos pseudossábios, que fazem alarde de palavras, para se imporem, ainda como sucede entre vós. Depois, os próprios Espíritos esclarecidos podem exprimir-se em termos diferentes, cujo valor, entretanto, é, substancialmente, o mesmo, sobretudo quando se trata de coisas que a vossa linguagem se mostra impotente para traduzir com clareza. Recorrem então a figuras, a comparações, que tomais como realidade.

 Comentário

Sendo os espíritos as almas libertas do corpo físico, ao desencarnarem conservam seus conhecimentos que podem ser limitados. Há ainda aqueles espíritos que conhecem um pouco de alguma coisa, mas esse conhecimento se confunde com desinformações, que passam a quem os ouve como se fossem verdades. São os pseudossábios, como ocorre entre nós. É preciso muito estudo, reflexão e cuidado, ao recebermos informações dos espíritos superiores cujo conhecimento esteja ainda acima de nossa compreensão. Para tentarem se fazerem entendidos, esses espíritos utilizam-se de comparações, metáforas que, em nossa ignorância, podemos tomar noutro sentido que não seja o real. Jesus, por exemplo, utilizava-se de parábolas e do sentido alegórico de suas palavras para ser compreendido por poucos dos seus discípulos que já estavam numa condição mais elevada de entendimento.

 144. Que se deve entender por alma do mundo?

— O princípio universal da vida e da inteligência, do qual nascem as individualidades. Os que se servem dessa expressão, porém, não se compreendem, as mais das vezes, uns aos outros. O termo alma é tão elástico que cada um o interpreta ao sabor de suas fantasias.

Também à Terra hão atribuído uma alma. Por alma da Terra se deve entender o conjunto dos Espíritos abnegados, que dirigem para o bem as vossas ações, quando os escutais, e que, de certo modo, são os lugares-tenentes de Deus com relação ao vosso planeta.”ncarnação dos Espíritos.

Comentário

Todos os seres humanos, proviemos do princípio inteligente universal, num tempo desconhecido por nós, quando ocorre nossa individualização. É nesse sentido que se deve entender, figuradamente, se assim podemos dizer, a alma do mundo, ou seja, o princípio inteligente universal. Mas a palavra alma pode ter vários sentidos, como ocorre com todas as palavras. Podemos entender também “alma da Terra” como manifestação dos espíritos abnegados, servidores de Deus, dos quais o principal, aqui na Terra, é Jesus Cristo, nosso Senhor e Mestre acima de todos nós em perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Estudo d'O Livro dos Espíritos 145. Como se explica que tantos filósofos antigos e modernos, durante tão longo tempo, hajam discutido ...