Páginas

domingo, 1 de junho de 2025

 Estudo d'O Livro dos Espíritos com Jorge e Lourdes



Questão 91 — A matéria oferece obstáculo aos Espíritos?

— Não; eles penetram tudo: o ar, a terra, as águas e até mesmo o fogo lhes são igualmente acessíveis.

Comentário

O Espírito é incorpóreo, liga-se à matéria pelo perispírito que não se sujeita à influência material, embora ainda sinta as impressões do corpo físico, quando não totalmente liberto deste, como é o caso de suicidas. Fora disso, nada lhe oferece obstáculo, como foi informado na resposta acima.

 

Questão 92 — Os Espíritos têm o dom da ubiquidade? Em outras palavras, o mesmo Espírito pode dividir-se ou existir em vários pontos ao mesmo tempo?

— Não pode haver divisão de um mesmo Espírito, mas cada um é um centro que irradia para diferentes lados, e é por isso que parecem estar em muitos lugares ao mesmo empo. Vês o Sol? É somente um; no entanto, irradia-se em todas as direções e leva muito longe os seus raios. Contudo, não se divide.

Questão 92a — Todos os Espíritos irradiam com a mesma força?

Longe disso. Essa força depende do grau de pureza de cada um.

 

Comentários

Cada Espírito é uma unidade indivisível, mas cada um pode expandir seu pensamento em diversas direções, sem por isso se dividir. Apenas nesse sentido é que se deve entender o dom da ubiquidade atribuído aos Espíritos, tal como uma centelha que projeta longe a sua claridade e pode ser percebida de todos os pontos do horizonte; tal, ainda, um homem que, sem mudar de lugar e sem se fracionar, pode transmitir ordens, sinais e movimento a diferentes pontos.

Hoje, após o surgimento da internet, fica claro para nós o que ocorre com a manifestação dos Espíritos superiores. A pessoa está num determinado ponto do globo e pode ser vista em todos os pontos em que haja quem esteja sintonizado com ela. Apenas difere isso da manifestação dos espíritos superiores o fato destes irradiarem sua luz para onde desejarem e se manterem conscientes do que ocorre à distância de onde estão, ainda que não sejam percebidos e até mesmo desejados. A ideia do Sol irradiando-se ao longe foi o que, em sua época, os espíritos puderam citar como exemplo, mas já nas obras psicografadas por Chico Xavier e ditadas pelo Espírito André Luiz percebemos que essa condição é tanto maior quanto maior é a elevação do Espírito. Os espíritos de condição inferior só vão aonde lhes é permitido, embora possam ser atraídos pelos nossos pensamentos negativos.


Questão 93 — O Espírito propriamente dito tem alguma cobertura ou, como pretendem alguns, está envolvido numa substância qualquer?

— O Espírito está envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.

Comentários

Assim como o gérmen de um fruto é envolvido pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido por um envoltório que, por comparação, se pode chamar perispírito.

O perispírio é o corpo espiritual do Espírito, como o apóstolo Paulo já intuíra, quando ele diz: “Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo d'O Livro dos Espíritos (Jorge e Lourdes) 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? — Deus lhes impõe a encarnação com ...