Páginas

domingo, 20 de abril de 2025

 

Estudo diário d'O Livro dos Espíritos com o casal Jorge e Lourdes



54 – Se, pois, a espécie humana não procede de um só indivíduo, os homens devem deixar, por isso, de se considerarem irmãos?

Resposta: Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem para o mesmo fim. Quereis sempre tomar as palavras ao pé da letra.

 Comentário

O próprio Jesus, espírito perfeito em relação a toda a humanidade terrestre, se diz nosso irmão; e Deus, espírito perfeito que deu origem a todo o universo, diz o Cristo que é nosso Pai. Portanto, a lei do amor vige em todo o universo, pois Deus é amor e por amor nos criou para a imortalidade e a perfeição, baseada no esforço de cada um de nós. Uns chegam mais cedo, pois aproveitam as oportunidades que a divindade lhes proporciona, com o bom uso do livre-arbítrio, outros demoram mais um pouco, por se acomodarem na ignorância, mas um dia todos nos reuniremos em torno do espírito crístico de Jesus, sendo um com o Pai, como ele nos afirmou já ser, sem entretanto se fazer igual a Deus, Inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as coisas, como lemos na primeira resposta de O Livro dos Espíritos.

 55 – Todos os globos que circulam no espaço são habitados?

Resposta: Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Esntretanto, há homens que se julgam muito fortes e pretendem que só este pequeno globo tenha o privilégio de abrigar serers racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o universo só para eles.

Comentários

Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estejam limitados ao único ponto que habitamos no universo seria pôr em dúvida a sabedoria de Deus, que não fez coisa alguma inútil; Ele deve ter dado a cada um desses mundos uma destinação mais séria do que a de nos recriarem a vista. Nada, aliás, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física da Terra pode levar-nos à suposição de que só ela goze do privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes.

No capítulo 14 de João, versículos 1 e 2 lemos esta afirmação de Jesus: “Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na cada de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos o lugar.” Palavras que se referem não somente aos diferentes estados da alma no mundo espiritual como também aos diversos mundos do universo, que a ciência atual já encontra evidências de estado semelhante ao da Terra em alguns planetas. Por outro lado, o homem tende a avaliar tudo com base nas condições em que vive aqui em nosso mundo, mas as condições de vida e de atmosfera variam ao “infinito” nesses outros globos do universo, podendo haver estados da matéria e da natureza completamente diferentes do nosso e mesmo sem nada a ver com este.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo d'O Livro dos Espíritos (Jorge e Lourdes) 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? — Deus lhes impõe a encarnação com ...