Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2025

 Estudo d'O Livro dos Espíritos



Questão 56 - A constituição física dos diferentes globos é a mesma?

Resposta: Não; eles não se assemelham de forma alguma.

Comentário

É impressionante como as respostas dos espíritos, em 1857, vêm sendo confirmadas pela ciência atual, que chegou à conclusão de que há mundos gasosos, como Júpiter, o maior planeta que gira ao redor do Sol, e tantos outros, como Marte, cuja temperatura média é de -63º C. Há planetas ainda muito mais frios, como Vênus, mas isso, se considerarmos a constituição física de seus habitantes, pode nada representar em termos de vida orgânica ali, como os espíritos já nos adiantam há quase dois séculos.

Questão 57 - Não sendo a mesma para todos a constituição física dos mundos, deve-se concluir que tenham organizações diferentes os seres que os habitam?

Resposta: Sem dúvida, como entre vós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.

Comentário

Tanto é verdade isso que antigamente imaginava-se que não seria possível haver vida animal em lugares onde a luz do sol não penetra, como nas profundezas dos oceanos. Também a formas de vida e sem necessidade do oxigênio, como é o caso de algumas bactérias e parasitas, como o Henneguya salminicola.

Todos os seres são adaptados às condições dos mundos em que habitam. Entre nós, se somente conhecêssemos o estado físico dos seres rastejantes da Terra, não entenderíamos como é que poderia haver vida sob as águas ou voando nos céus. Cabe à ciência descobrir outros estados de vida diferentes dos que conhecemos e sem estar sujeitos às nossas necessidades biológicas.

Questão 58 - Os mundos mais afastados do Sol estarão privados de luz e calor, já qu o Sol apenas se mostra a eles com a aparência de uma estrela?

Resposta: Pensais então que não ha outras fontes de luz e calor além do Sol? Não tendes em conta a eletricidade que, em certos mundos, desempenha um papel que descnheceis e bem mais importante do que na Terra? Além disso, não disemos que todos os seres veem da mesma maneira que a vossa e com órgãos de conformação idêntica à dos vossos.

Comentários

As condições de existência dos seres que habitam os diferentes mundos devem ser apropriadas ao meio em que são chamados a viver. Se nunca tivéssemos visto peixes, não compreenderíamos que alguns seres pudessem viver dentro da água. Assim acontece com outros mundos, que provavelmente contêm  elementos que desconhecemos. Não vemos na Terra as longas noites polares iluminadas pela eletricidade das auroras boreais? Que há de impossível no fato  de a eletricidade, em certos mundos, ser mais abundante do que na Terra e desempenhar neles um papel geral, cujos efeitos não podemos compreender? Esses mundos podem, pois, conter em si mesmos as fontes de calor e de luz necessárias aos seus habitantes.

Sempre inspirado por Jesus e seus emissários celestes, Kardec faz comentários muitas vezes bem acima do que se sabia em sua época. Mas como já dissemos, os espíritos não nos substituem nos esforços que precisamos fazer, enquanto encarnados, para descobrir as leis universais. Assim foi com os conhecimentos sobre vidas, aqui mesmo na Terra, em condições consideradas impossíveis. Em cada mundo, a vida obedece às leis apropriadas à constituição física ali existente. Quando tivermos merecimento para tal, descobriremos, talvez não com os instrumentos materiais, mas por processos espirituais, a beleza das condições de vida em todos os mundos. Em Cartas de Uma Morta, obra ditada pelo espírito de Maria João de Deus, que foi mãe de Chico Xavier, e em Novas Mensagens, obra ditada pelo espírito Humberto de Campos ao Chico, podemos ter uma ligeira ideia de como é a vida em alguns planetas do sistema solar.

Em perfeita sintonia com os enviados de Jesus, Kardec já entrevia os avanços da ciência, que vêm proporcionando-nos um modo de vida muito superior ao em que ele estava. A primeira usina de energia elétrica foi construída por Thomas Alva Edison, em Nova York, EUA, em 1882, portanto, 25 anos após a publicação por Allan Kardec d’O Livro dos Espíritos. De lá para cá, coisas extraordinárias vêm sendo descobertas no mundo, que precisam de uso equilibrado e honesto, como é o caso da internete, rede mundial de computadores interligados. Nos últimos anos, surgiu a inteligência artificial — IA, a serviço da humanidade. Quantas descobertas impensáveis na época de Kardec não surgirão ainda? Cremos que chegará o dia em que a humanidade terrestre, mais adiantada moralmente, entrará em contato com as civilizações de outros globos do universo, e então terá condição de avaliar com clareza aos diversos modos de habitabilidade nesses mundos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo d'O Livro dos Espíritos (Jorge e Lourdes) 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? — Deus lhes impõe a encarnação com ...