Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Estudo d'O Livro dos Espíritos



Formação dos mundos 

O Universo compreende a infinidade dos mundos que vemos e dos que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no Espaço, assim como os fluidos que os prendem.

37 – O Universo foi criado ou existe de toda eternidade, como Deus?

Resposta: Sem dúvida que o Universo não pôde fazer-se a si mesmo; e se existisse, como Deus, de toda a eternidade, não poderia ser obra de Deus.

Comentários

A razão nos diz não ser possível que o Universo se tenha feito a si mesmo e que, não podendo ser obra do acaso, deve ser obra de Deus.

Sendo eterno, Deus jamais cessa de criar e recriar, daí, por sua Vontade, os elementos dirpersos no Universo vão dando criação a outros mundos.

38 – Como Deus criou o Universo?

Resposta: Para me servir de uma expressão comum: por sua Vontade. Nada representa melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras em Gênesis, 1:3: Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita.

Comentário

Como disse Allan Kardec anteriormente, o Universo não podia fazer-se por si só. É preciso descobrir como ele surgiu. Daí sabermos, pelos enviados do Cristo, que é por sua Vontade que Deus cria incessantemente.

39 – Poderemos conhecer o modo de formação dos mundos?

Resposta: Tudo o que se pode dizer e que podeis compreender é que os mundos se formam pela condensação da matéria disseminada no Espaço.

Comentário:

Atribui-se a Lavoisier a frase: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. O que é verdade apenas em parte, pois se assim fosse, como se transformariam noutros, na origem da formação dos mundos, aqueles que ainda não existissem no Universo? O acaso nada organiza. É a Vontade Divina que cria e recria incessantemente, que condensa a “matéria disseminada no Espaço” e forma os mundos. 

40 – Os cometas seriam, como agora se pensa, um começo de condensação da matéria, mundos em processo de formação?

Resposta: Isso é exato; absurdo, porém, é acreditar-se na influência deles. Refiro-me à influência que vulgarmente lhes atribuem, pois todos os corpos celestes influem de algum modo em certos fenômenos físicos.

Comentário

É comum vermos pessoas afirmando que, ao passar pela Terra um cometa, algo terrível vai acontecer com a população planetária, trazendo castigos divinos para quem se afastou do bem e recompensando os bons. Outros afirmam que a passagem do cometa trará destuição à Terra, após o que os bons continurão aqui e os maus serão afastados. Essas e outras ideias, atualmente muito difundidas, nada têm a ver com o destino de todos nós, como influência dos cometas, doutros planetas ou qualquer objeto celeste, mesmo que possam, algum dia, chocar-se contra a Terra ou passar bem perto dela. Ter fé em Deus e fazer o bem são as únicas coisas que influem em nossas vidas para nos tornar melhores e contribuir com a mudança para melhor da Terra.

41 – Pode um mundo completamente formado desaparecer e a matéria que o compõe disseminar-se de novo no Espaço?

Resposta: Sim, Deus renova os mundos, como renova os seres vivos.

 Comentário:

Conhecesse O Livros dos Espíritos e o estudasse a fundo, Lavoisier jamais confundiria a Vontade Divina com os fenômenos físicos decorrentes de sua Vontade poderosa sobre todos os elementos materiais e espirituais que regem a Natureza. Releia-se a resposta dos espíritos sobre os três elementos do Universo: Deus, espírito e matéria e seus desdobramentos. Sim, Deus é Espírito, como ensinou Jesus à samaritana, mas é o Espírito único, perfeito, incriado, eterno, soberanamente justo e bom. Tudo foi feito por Ele, e nada do que existe deixa de ser sua criação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Estudo diário d' O Livro dos Espíritos com o casal Jorge e Lourdes 54 – Se, pois, a espécie humana não procede de um só indivíduo, os...