Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atendimento Bibliotecário (jlo)


            Fui à Biblioteca da Universidade, pois precisava pegar emprestado um livro esgotado nas livrarias ou reproduzi-lo para estudo pessoal. Entrei e, de posse de todos os documentos comprobatórios, dirigi-me a uma jovem, a quem expus minha intenção. Ela preencheu todos os meus dados, forneceu-me uma senha para acessar um dos computadores disponibilizados ao estudante e encaminhou-me a outro balcão com cerca de três funcionárias. Procurei a que estava mais à esquerda, por ser a primeira a se achar totalmente desocupada. Ao expor-lhe minha intenção, encaminhou-me para um dos computadores das proximidades da colega do primeiro balcão, a dez metros dali, e disse-me para acessar o sistema on line com minha senha, em seguida, informar o nome da obra. Feito isso, o sistema indicar-me-ia o número de série e o local onde encontraria o livro.
            Meio desconfiado, voltei, introduzi senha e todos os dados no computador, mas algo deu errado, pois não obtive as informações desejadas. Como estava próximo à moça do primeiro balcão, falei-lhe sobre minhas dificuldades. Ela quase se levantou de onde estava, mas preferiu reencaminhar-me à outra funcionária para informar-lhe que, como aluno novo, precisava de um acompanhamento, a fim de aprender a lidar com o sistema. Lá fui eu de volta. Ao explicar minha dificuldade, a segunda funcionária simplesmente digitou no computador à sua frente o nome da obra e disse-me que por ser título único o livro não poderia ser emprestado, somente consultado no local.
            Perguntei-lhe se poderia copiá-lo, pois a edição estava esgotada e fui informado que sim. Para isso, teria de entrar em contato com o pessoal do setor de multimídia. Então, resolveu ligar para o setor e foi informada de que o funcionário responsável por abrir a porta da sala onde ficava a obra havia faltado. Então, eu deveria voltar outro dia e em outro horário. Indaguei-lhe quando poderia ser isso, pois há muito tempo precisava da obra. Ela consultou a colega do seu lado e esta informou-lhe que era só descer, pegar a chave no setor multimídia e entregar-me o livro para cópia pessoal. Enquanto isso, um documento meu ficaria retido, até a devolução do exemplar.
            Fez mais, essa última funcionária, desceu comigo um lance de escadas, entrou no corredor onde ficava o setor responsável, pegou a chave, emprestou-me o livro, entreguei-lhe minha carteira de motorista e ela retornou a seu lugar no andar de cima. Tudo isso, contando com meu retorno à sua colega, que não anotara o número de série do exemplar, e voltei lá para esse fim, não demorou nem três minutos. Terminada a reprodução do material, subi, devolvi a obra, peguei minha carteira de motorista e estou aqui, agora, escrevendo isto e repetindo Fernando Pessoa: Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.” Obrigado, Aline, você é uma funcionária exemplar da Universidade de Brasília.
            Bsb, 1º de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Star Wars Day (Irmão Jó) Quando do encontro de estrelas Lá no espaço sideral, O mundo emudece ao vê-las Em luta entre o bem e o mal.   Gua...