Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Em dia com o Machado 44 (jlo)
 
                 Boa-noite, amiga, será por que não engordo?
                E por que será que algumas pessoas, após serem submetidas às orientações de um(a) nutricionista e conseguirem emagrecer, engordam novamente poucos meses depois? Segundo as Seleções deste mês, numa pesquisa feita pelo dr. Projetto, médico da Universidade de Melborurne,  com 34 pacientes que emagreceram quatorze quilos, eles recuperaram cinco quilos, após uma dieta de dez semanas e se esforçaram para manter o novo peso, um ano após, em média.
                Desse jeito, em três anos, já terão voltado ao peso anterior e seu esforço de nada adiantará.  Imagine, também, amiga leitora, se o paciente se rebela e manda a dieta para o espaço... o que lhe ocorrerá nesse espaço... de tempo?
                O que teria dado errado no projeto do dr. Projetto? Simples: o organismo dessas pessoas não se conformava com o novo peso e agia como de elas estivessem com muito mais fome do que o normal. Entram em ação, nesses casos, hormônios metabólicos que começam a brigar com o gordinho que resolveu ser magro. O organismo direciona suas baterias de defesa contra o estômago do indigitado magrordro (neologismo que criei para indicar os magros não naturais) e tome fome.
                Tenho um amigo que trabalhava comigo e pesava uns 120 quilos, embora não tivesse mais de 1,70m de altura. Certo dia, disse-me que engordava até bebendo água.
                Mas duvidei um pouco de sua afirmativa quando o vi fazendo um pequeno lanchinho numa festa de confraternização ocorrida no Natal. Enquanto eu comi um cachorro-quente, ele comeu três, enquanto eu tomava um copo d’água, ele tomou seis, que, se tomados por mim me dariam uma baita dor de barriga, pois eram sucos de laranja.
                Alguém ofereceu-nos uma bandeja com coxinhas de galinha. Peguei uma coxinha, ele também pegou uma... bandeja com dez. E a festa ainda estava no começo!
                Assim, fica difícil até mesmo parar de engordar, não é mesmo, amiga leitora?
                Nos EUA, dizia-se que ninguém consegue permanecer magro, após um regime para perda de excesso de peso. Então, foi feita uma pesquisa com dez mil pessoas, pela dra. Rena Wing, professora de psiquiatria e comportamento humano da Escola Médica Alpert, da Universidade Brown. Dois eram os objetivos da pesquisa: 1º provar que se pode permanecer magro, após uma perda controlada de peso; e 2º descobrir como essas pessoas se manteriam magras ao longo dos anos.
                Pois bem, a média de perda, mantida durante seis anos, foi de trinta quilos.
                Agora vou ensinar-lhe, amigo gordinho, o segredo. Não o do best-seller de Ronda Byrne, que, entre outras pérolas, nos ensina que, se não pensarmos nas dívidas, as cobranças nunca chegarão em nossa residência. Deixa então de pagar o imposto de renda e veja o que acontece! Esse tipo de segredo tem sido tentado inutilmente por muitas pessoas. O segredo que lhes contarei, amigas, é o dessas dez mil pessoas que se mantiveram magras durante os seis anos da pesquisa citada.
                — E o que elas faziam, meu sinhô? Perguntaria Pancrácio, nosso velho conhecido.
                — Simples assim: comiam menos calorias e se exercitavam muito mais do que quem conserva o mesmo peso naturalmente. Sua rotina? Uma hora de exercícios por dia, controle do peso diário na balança (ou pelo menos uma vez por semana), dieta com o mesmo padrão de carboidratos e lipídios, cotidianamente,  e...pasme, amigo Pancrácio: nunca dão as famosas escapadelas de fins de semana, festa de casamento, batizado, Natal ou quaisquer outros eventos auspiciosos.
                Uma entrevistada do grupo pesquisado recomendou que é necessário concentração total, 24h por dia. Simples assim!
                Agora, vou comer alguma coisa, pois já corri meus dez quilômetros regulamentares. Que tal um omelete com dois ovos, além de seis castanhas do Pará? O acompanhamento, nesse momento, é de água, mas daquela que não engorda mesmo, viu, meu amigo gordinho?
                — E o que mais você faz?
                — Faço academia três vezes por semana, o mesmo número de vezes em que corro dez quilômetros.
                — Só isso?
                — Ah, sim, desopilo meu intestino ao menos uma vez por dia. E à noite, quase não como.
                Por que será que não engordo? Será por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A dança é língua internacional (Irmão Jó)   À Lourdes. Não há dança que não sirva De inspiração sempre viva.   Vendo um casal a dançar Põe...