Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Em dia com o Machado 76

I
              Admiro muito a dupla de apresentadores do jornal Hoje, da rede Globo de televisão. Antes, porém, de sua entrada no ar, há, no jornal local, o DFTV, um quadro intitulado “Sem noção”.
              Desta vez, porém, com todo o respeito à apresentadora do Hoje, vi e ouvi, perplexo, a reportagem, narrada por ela, e filmada pela Globo, de uma dupla de assaltantes, no Paraná, que abordou um automóvel, no qual se encontrava, no banco traseiro, uma idosa.
              Explico minha perplexidade ao leitor, ao tempo em que lhe narro o fato. A apresentadora estava indignada por que um dos assaltantes tirou a velhinha do carro e jogou-a na rua, com bengala e tudo, antes de fugir com a arma na mão...
              — Que covardia — comentou Sandra – para, em seguida, explicar que o carro fora recuperado depois, e os ladrões continuavam foragidos.
              — E a velhinha? Pergunta-me o amigo que me lê.
              — Coitadinha, teve alguns arranhões, mas está muito bem de saúde e manda um abraço para o leitor.
II
             
              Amigo leitor, você conhece o “Jaque”? Não? Então manda fazer uma reforma, por exemplo, em seu lar e faz um contrato que, à primeira vista, é excelente para ambas as partes.
              Começa a reforma e é um tal de “Jaque” pra cá, “Jaque” pra lá, que torra a paciência de muito pedreiro, eletricista, encanador, etc.
              Você manda consertar a pia, mas “Jaque” a torneira está velha, troca-a por uma nova. A tampa do vaso sanitário precisa ser trocada, mas “Jaque” sua esposa gostou muito de um vaso novo que viu, há dias, na loja, troca também o vaso. As paredes da casa foram pintadas, mas “Jaque” sobrou bastante tinta, pinta também a garagem... E por aí vai o “Jaque”.
              Conclusão: o “Jaque” é uma figura que não deveria existir em matéria de reparos caseiros, mas “Jaque” existe, não custa nada adotar “medidas cautelares”.
              Um empresário esperto acrescentou ao contrato de serviços de reformas imobiliárias a seguinte cláusula: “Fica decidido que, toda vez que o “Jaque” se intrometer no serviço contratado, será cobrado o valor correspondente à nova obra; “Jaque” não é possível prever quantos “Jaques” estão ocultos na reforma a ser executada.
              O “Jaque” mete-se em tudo nesta vida. E “Jaque” sou amigo do torcedor de um time de futebol, vamos ver quantos “Jaques” estão jogando em seu time.  
              Começou o campeonato local, mas, “Jaque” alguns bons jogadores foram vendidos e outros estão machucados, o clube promoveu alguns juvenis e completou o time com eles.
              Terminou o torneio regional, porém, “Jaque” o clube vem atrasando o pagamento mensal dos jogadores, o time se desmotivou e perdeu todos os “clássicos”.
              Teve início o campeonato nacional, todavia, “Jaque” os jogadores campeões do ano passado não ouvem nem falar em pagamento da justa premiação, adeus, motivação.
              “Jaque” contratamos novo técnico, recomendado pelo patrocinador, que é torcedor fanático do nosso clube, vamos mantê-lo até o fim do torneio, mesmo que o time não vença há oito jogos.
              “Jaque” o técnico fez um planejamento para a disputa vitoriosa dos últimos seis jogos, “Jaque” o time concorrente está perdendo, e, “Jaque” estamos no primeiro desses jogos, vamos tentar administrar o resultado do empate e esquecer essa história de “time de guerreiros”.
              “Jaque” um jogador do nosso time cometeu pênalti no fim do jogo, “Jaque” nosso time perdeu novamente, “Jaque” o concorrente venceu e “Jaque” o substituímos na zona de rebaixamento, vamos substituir, também, mais esse técnico.
              “Jaque” o time foi rebaixado, há uma década, e não disputou a “segundona”, se formos rebaixados novamente, vamos fazer bonito, como os demais times grandes, e ser também campeões da série B.

              “Jaque” escrevi tanto “Jaque” até aqui, “Jaque” espero não ser o profeta do decesso tricolor e “Jaque” no meu tempo nem se pensava nesse assunto, não falemos mais de futebol...

2 comentários:

  Os trabalhos domésticos (Irmão Jó)   Nos domésticos trabalhos Temos de valorizar, Seja homem ou mulher, Quem nos serve em nosso lar.   Fel...