Páginas

sábado, 10 de maio de 2025

 Estudo d'O Livro dos Espíritos com Jorge e Lourdes



Questão 71 – A inteligência é um atributo do princípio vital?

Resposta: Não, pois as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, já que um corpo pode viver sem inteligência, mas a inteligência só pode manifestar-se por meio dos órgãos materiais. É preciso a união com o espírito para dar inteligência à matéria animalizada.

Comentários

A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de agir, a consciência de sua existência e de sua individualidade, bem como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades.

Podem distinguir-se assim:1º, os seres inanimados, formados apenas de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; 2º os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, mas desprovidos de inteligência; 3º os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes dá a faculdade de pensar.

O princípio vital está presente nos seres orgânicos, mas não tem a inteligência como atributo, que é próprio dos animais, principalmente dos seres humanos, ainda que, atualmente, a ciência tenha concluído que também os animais pensam, embora de modo diverso dos humanos, cuja distância deste e dos animais é tal que os espíritos, usando de uma expressão simbólica, dizem estar tão distantes de nós quanto nós de Deus. Esse assunto deverá ser também abordado noutra questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo d'O Livro dos Espíritos (Jorge e Lourdes) 132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? — Deus lhes impõe a encarnação com ...