Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2019




Continuação da trad. d’O Evangelho segundo o Espiritismo
Por: Jorge Leite de Oliveira (16.2.2019)

Nem direita, nem esquerda. Nem capitalismo, nem comunismo. Não haverá verdadeira justiça social enquanto homens e mulheres não trabalharem em prol da evolução espiritual (individual e coletiva). Prof. Alexsandro M. Medeiros, mestre e doutor em Filosofia. Universidade Federal do Amazonas. Site: Sabedoria Política.

III - Enquanto tivermos o nosso corpo e a alma estiver mergulhada nessa corrupção, jamais possuiremos o objeto de nossos desejos: a verdade. Com efeito, o corpo suscita-nos mil obstáculos pela necessidade que temos de cuidar dele. Além disso, ele enche-nos de desejos, de apetites, de temores, de mil quimeras e de mil tolices, de modo que, com ele, é impossível sermos sábios por um instante. Mas, se nada se pode conhecer puramente enquanto a alma está unida ao corpo, de duas uma: ou jamais conheceremos a verdade, ou só a conheceremos após a morte. Livres da loucura do corpo, conversaremos então, é lícito esperar, com homens igualmente libertos, e conhecermos por nós mesmos a essência das coisas. É por isso que os verdadeiros filósofos se exercitam em morrer, e a morte não lhes parece de maneira alguma temível (Céu e Inferno, 1ª parte, cap. 2º, e 2ª parte, cap. 1º).

Eis aí o princípio das faculdades da alma obscurecidas por intermédio dos órgãos corporais, e da expansão dessas faculdade após a morte. Mas trata-se aqui das almas de escol, já depuradas. O mesmo não se dá com as almas impuras.

IV - A alma impura, nesse estado, encontra-se oprimida e vê-se novamente arrastada para o mundo visível, pelo horror do que é invisível e imaterial. Ela erra, então, segundo se diz, ao redor dos monumentos e dos túmulos, junto dos quais já se têm vistos fantasmas tenebrosos, como devem ser as imagens das almas que deixaram o corpo sem estarem ainda inteiramente puras, que ainda conservam alguma coisa da forma material, o que nos permite percebê-las. Essas não são as almas dos bons, mas as dos maus que são forçadas a errar nesses lugares, onde carregam as penas de sua primeira vida, e onde continuam a errar, até que os apetites inerentes à sua forma material as devolvam a um corpo. Então, elas retomam, sem dúvida, os mesmos costumes que durante a primeira vida  eram objetos de sua predileção.

Não somente o princípio da reencarnação está aí claramente expresso, mas também o estado das almas que ainda se mantém sob o império da matéria é descrito tal como o Espiritismo o demonstra nas evocações. E há mais, é dito que a reencarnação é uma consequência da impureza da alma, enquanto as almas purificadas estão isentas de reencarnar. O Espiritismo não diz outra coisa. Somente acrescenta que a alma que tomou boas resoluções na erraticidade, e possui conhecimentos adquiridos, traz menos defeitos ao renascer, mais virtudes e ideias intuitivas do que tinha na existência precedente. E que, assim, cada existência marca para ela um progresso intelectual e moral (Céu e Inferno, 2ª parte: exemplos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Propriedade Intelectual (Irmão Jó) Houve época em que produzir Obra de arte legal Era incerto garantir Direito intelectual.   Mas com tant...