Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019




O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
(cont. da trad. livre de J.L.O.)


Nem direita, nem esquerda. Nem capitalismo, nem comunismo. Não haverá verdadeira justiça social enquanto homens e mulheres não trabalharem em prol da evolução espiritual (individual e coletiva). Prof. Alexsandro M. Medeiros, mestre e doutor em Filosofia. Universidade Federal do Amazonas. Site: Sabedoria Política.


IV. SÓCRATES E PLATÃO, PRECURSORES DA IDEIA CRISTÃ E DO ESPIRITISMO


Pelo fato de Jesus ter conhecido a seita dos essênios, seria errado concluir que ele extraiu sua doutrina dessa seita e que, se tivesse vivido em outro meio, teria professado outros princípios. As grandes ideias nunca aparecem de súbito. As que se baseiam na verdade sempre têm precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos. Depois, quando o tempo é chegado, Deus envia um homem com a missão de resumir, coordenar e completar seus elementos esparsos e, com eles, formar um corpo de doutrina. Dessa maneira, não tendo surgido bruscamente, a doutrina encontra, ao aparecer, espíritos inteiramente preparados para a aceitar. Assim aconteceu com as ideias cristãs, que foram pressentidas muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, e das quais Sócrates e Platão foram os principais precursores.
Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou pelo menos nada deixou escrito. Como Ele, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças tradicionais e colocado a verdadeira virtude acima da hipocrisia e da ilusão dos formalismos, ou seja, por haver combatido os preconceitos religiosos. Assim como Jesus foi acusado pelos fariseus de corromper o povo com os seus ensinos, ele também foi acusado pelos fariseus do seu tempo, pois os tem havido em todas as épocas, de corromper a juventude, ao proclamar o dogma da unicidade de Deus, da imortalidade da alma e da existência da vida futura. E assim como hoje só conhecemos a doutrina de Jesus pelos escritos dos seus discípulos, também só conhecemos a de Sócrates pelos escritos do seu discípulo Platão. Acreditamos ser útil resumir aqui seus pontos principais, para demonstrar sua concordância com os princípios do Cristianismo.
Aos que considerarem este paralelo uma profanação, pretendendo não ser possível haver semelhanças entre a doutrina de um pagão e a do Cristo, responderemos que a doutrina de Sócrates não era pagã, pois tinha por finalidade combater o paganismo; que a doutrina de Jesus, mais completa e mais depurada que a de Sócrates, nada tem a perder na comparação; que a grandeza da missão divina do Cristo não poderá ser diminuída com isso; que, além disso, se trata de fato histórico, que não pode ser ignorado. O homem atingiu um ponto em que a luz surge por si mesma sob o alqueire e está maduro para enxergá-la. Tanto pior para os que receiam abrir os olhos. É chegado o tempo de encarar as coisas do alto e com amplitude, e não mais do ponto de vista mesquinho e estreito dos interesses de seitas e de castas.
Além disso, essas citações provarão que, se Sócrates e Platão pressentiram as ideias cristãs, encontram-se igualmente na sua doutrina os princípios fundamentais do Espiritismo.

Um comentário:

  1. GRATO MEU AMIGO!
    NUNCA É DEMAIS FALAR, DIVULGAR, TRADUZIR ESTE QUE, PARA NÓS,
    TRATA-SE DO 'EVANGELHO' DE JESUS EM SUA FORMA MODERNA, E, POIS, DISTENDIDA PELOS ESPÍRITOS SUPERIORES AO COMANDO DO MESMO E SEMPRE JESUS: O MESTRE SALVÍFICO DA HUMANIDADE TERRENA.
    https:fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  Trabalho e colheita (Irmão Jó)   Deus não descansou seu sétimo dia, Pois, como Jesus disse, o Pai trabalha, E seu Filho jamais descansaria...