Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019




Continuação da tradução livre da 3ª ed. francesa d’O Evangelho Segundo o Espiritismo. Por: Dr. Jorge leite de Oliveira




7.2 Quem se exaltar  será humilhado

Nesse mesmo tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram: Quem é o maior no Reino dos Céus? Jesus, tendo chamado um menino, o pôs no meio deles e lhes disse: — Digo-lhes, em verdade, que se não se converterem e fizerem como crianças, não entrarão no Reino dos Céus. Todo aquele, pois, que se humilhar e se fizer pequeno como esta criança, será o maior no Reino dos Céus. E o que receber em meu nome uma criança, tal como acabo de dizer, a mim é que recebe (Mateus, 18: 1-5).
Então, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se dele com seus dois filhos e o adorou, dando a entender que lhe desejava pedir alguma coisa. Ele lhe disse: — Que deseja? — Mande, disse ela, que meus dois filhos se assentem no seu Reino, um a sua direita e outro a sua esquerda. Mas Jesus lhe respondeu: Não sabe o que pede. Podem beber o cálice que eu hei de beber? Eles responderam-lhe: — Podemos. Ele lhes disse: — É certo que beberão o meu cálice; mas, pelo que toca a terem assento à minha direita ou à minha esquerda, não me cabe conceder-lhes, mas isso é para aqueles a quem meu Pai os têm preparado. Os outros dez apóstolos, ouvindo isso, indignaram-se contra os dois irmãos.  E Jesus chamou-os para perto de si e lhes disse: — Vocês sabem que os príncipes das nações as dominam e que os grandes os tratam com império. Não deve ser assim entre vocês; mas aquele que quiser ser o maior, esse seja o seu servidor; e o que dentre vocês quiser ser o primeiro, seja o seu escravo; assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar sua vida em redenção de muitos (Mateus, 20:20-28).
Jesus entrou num sábado em casa de um dos principais fariseus, para aí tomar a sua refeição. E os que estavam lá o observavam. Então, notando como os convidados escolhiam os primeiros assentos à mesa, propôs-lhes esta parábola: — Quando forem convidados a um casamento, não se assentem nos primeiros lugares, porque pode ser que esteja ali outra pessoa, mais autorizada que vocês, convidada pelo dono da casa, e aquele que o convidou venha a lhe dizer: Dê seu lugar a este; e você, envergonhado, vá buscar o último lugar. Mas, quando for convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que o convidou, lhe diga: — Meu amigo, sente-se mais para cima. E então isso será motivo de glória diante daqueles que estarão à mesa com vocês; pois todo aquele que se exalta será humilhado; e todo aquele que se humilha será exaltado (Lucas, 14: 1, 7-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A dança é língua internacional (Irmão Jó)   Não há dança que não sirva De inspiração sempre viva.   Vendo um casal a dançar Põe-se o poeta...