Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2020



Continuação da tradução livre da terceira edição de L'Évangile selon le Espiritisme pelo Prof. Dr. Jorge Leite de Oliveira


7.3 Mistérios ocultos aos sábios e aos prudentes

"Em seguida, disse Jesus: Graças Lhe dou, Pai, Senhor do Céu e da Terra, por ter escondido estas coisas aos sábios e prudentes, e as ter revelado aos simples e aos pequenos" (Mt, 11:25).

Pode parecer estranho que Jesus renda graças a Deus por haver revelado essas coisas aos simples e pequenos, que são os pobres de espírito, ocultando-as aos sábios e prudentes, mais aptos, aparentemente, a compreendê-las. É que devemos entender pelos primeiros os humildes, os que se humilham perante Deus e não se consideram superiores a todo o mundo; e, pelos segundos, os orgulhosos, envaidecidos de seu saber mundano, que se julgam prudentes, porque negam e tratam  a Deus, de igual para igual, quando não o rejeitam. Isso porque, na Antiguidade, sábio era sinônimo de douto. Por issoDeus lhes deixa a pesquisa dos segredos da Terra, e revela os do Céu aos simples e aos humildes que se inclinam perante Ele.
Assim acontece, atualmente, com as grandes verdades reveladas pelo Espiritismo. Alguns incrédulos se admiram de que os Espíritos se esforcem tão pouco para os convencer. É que esses últimos se ocupam com os que buscam a luz com boa-fé e com humildade, de preferência aos que julgam possuir toda a luz e imaginam, talvez, que Deus deveria ficar muito feliz de os conduzir a Ele, provando-lhes Sua existência.
O poder de Deus se manifesta nas pequenas como nas maiores coisasEle não põe a luz sob o alqueire, mas a derrama em ondas  por toda a parte; de modo que somente os cegos  não a veem. Deus não lhes quer abrir os olhos à força, pois lhes apraz mantê-los fechados. Chegará sua vez, mas antes é preciso que sintam as angústias das trevas, e reconheçam Deus, e não o acaso, na mão que lhes fere o orgulho. Para vencer a incredulidade, Ele emprega os meios mais convincentes, conforme os indivíduos. Não cabe ao incrédulo Lhe prescrever o que deve fazer, ou Lhe dizer: Se quiser me convencer, deve proceder desse ou daquele modo, em tal ocasião e não noutra, porque essa ocasião é a que mais me convém.
Que os incrédulos não se espantem de que nem Deus, nem os Espíritos, que são os agentes da Sua Vontade, não se submetam às suas exigências. Perguntem a si mesmos o que diriam, se o último dos seus servos quisesse impor-se a eles. Deus impõe Suas condições, e não se submete às dos outros. Ouve com bondade os que o procuram humildemente, e não os que se julgam mais do que Ele.
Deus, dirão, não poderia tocá-los pessoalmente por meio de sinais  brilhantes, em presença dos quais o incrédulo mais endurecido teria de curvar-se? Sem dúvida que o poderia, mas, nesse caso, onde estaria o seu mérito? e ademais, de que serviria isso? Não se veem diariamente criaturas que recusam a evidência, chegando até mesmo a dizer: Ainda que eu visse, não acreditaria, pois sei que é impossível? Se esses se recusam a reconhecer a verdade, é porque seu espírito ainda não está maduro para compreendê-la, nem seu coração para a sentir. orgulho é a venda que obscurece sua visão. De que serve apresentar a luz a um cego? É preciso, pois, curar primeiro a causa do mal. É por isso que, Médico Hábil que é, Deus castiga primeiramente o orgulho. Não abandona Seus filhos perdidos, pois sabe que, cedo ou tarde, seus olhos abrir-se-ão; mas quer que o façam de sua própria vontade, e, então, vencidos pelos tormentos da incredulidade, atirar-se-ão por si mesmos em Seus braços, e, como o filho pródigo, pedir-Lhe-ão que os perdoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Os trabalhos domésticos (Irmão Jó)   Nos domésticos trabalhos Temos de valorizar, Seja homem ou mulher, Quem nos serve em nosso lar.   Fel...