Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2021

 EM DIA COM O MACHADO 487:

ZILDA GAMA, UMA EDUCADORA, ESCRITORA E MÉDIUM DE ESCOL (Jó)

 



Salve, leitora amiga!

 

        Uma das médiuns brasileiras mais notáveis do início do século passado, que, entretanto, quase não é lembrada, é Zilda Gama. É comum ouvirmos referências a Chico Xavier, Yvonne do Amaral Pereira, Divaldo Franco e outros médiuns dos nossos tempos. Entretanto, quase ninguém se lembra de falar sobre Zilda Gama. Então, resolvi dedicar esta crônica a ela.

        Nascida em Juiz de Fora, MG, em 11 de março de 1878, e desencarnada no Rio de Janeiro em 10 de janeiro de 1969, prestes a completar 91 anos, Zilda Gama foi professora, escritora e pioneira na defesa dos direitos femininos.

        Como era comum, na época, teve dez irmãos, mas ao que sabemos, somente ela dedicar-se-ia à elevada missão da mediunidade psicográfica. Órfã de pais, desencarnados com intervalo de cinco meses, um do outro, aos 24 anos, assumiu a guarda de cinco irmãos menores. Pouco tempo depois, a irmã mais velha desencarna também, e Zilda assume a guarda de todos os seus cinco filhos.

        Ainda assim, graduou-se em pedagogia e, em 1929, foi aprovada em concurso estadual realizado pela Secretaria de Educação sobre o tema "Aulas modelo" e, em seguida, foi nomeada diretora de escola pública de Minas Gerais.

        De tal modo destacou-se no magistério, às artes e ao jornalismo que, após se transferir para o Rio de Janeiro, foi articulista de periódicos como a Gazeta de Notícias, o Jornal do Brasil e a Revista da Semana. Foi poeta e contista. Atuou em congresso feminino, em 1931, a  favor do direito da mulher ao voto, que acabou sendo aprovado pelo Congresso Nacional.

        Tornou-se espírita aos 34 anos, quando, em 1912, psicografou uma mensagem ditada pelo Espírito Allan Kardec. Este, segundo ela, nos quinze anos seguintes, foi seu mentor espiritual. As mensagens de Kardec psicografadas por Zilda Gama compõem a obra editada pela Federação Espírita Brasileira (FEB), titulada Diário dos Invisíveis.

        Em 1916, Zilda psicografou a primeira novela chamada Na Sombra e na Luz, ditada pelo Espírito Victor Hugo, romancista, poeta, dramaturgo francês, autor de Os Miseráveis, O Corcunda de Notre-Dame etc. Nos anos seguintes, Zilda recebe de Hugo outras novelas, editadas pela FEB: Do Calvário ao Infinito; Redenção; Dor Suprema; Almas Crucificadas. Obras belíssimas, que retratam fatos reais.

        Como demonstração da grandeza desse Espírito, eis o que, em síntese, ela diz quando, em 1917, oferece à FEB, para publicação, todas as obras que psicografara. Isto está sob o título In Limine da novela Na sombra e na luz: "Não tem outro mérito, senão o da lealdade, este conciso e despretensioso preâmbulo à novela epigrafada [...]". Em seguida, relata que, desde muito nova, sempre gostara de escrever poemas e contos, que publicava em jornais e revistas. Entretanto, em 1912, quando lia a obra de Léon  Denis, titulada O Problema do Ser, do Destino e da Dor, sentiu-se tomada por "um ser invisível", que logo depois soube ser seu pai desencarnado em 1903, e outro Espírito, que fora sua irmã desencarnada antes do pai, aos 21 anos. Ambos se ofereceram para orientá-la, durante alguns dias, e a fizeram adotar "deliberações" ainda não pensadas, que a auxiliaram muito em momento difícil pelo qual passava.

        Na noite daquele mesmo dia, também passou a receber mensagens do Espírito Mercedes, um dos seus "desvelados guias espirituais". Esse Espírito avisou-a de que, a partir de então, passaria a receber comunicações "não só de Espíritos familiares", como também doutros renomados Espíritos. Surgiram então obras que compuseram seis livros, ditados por Allan Kardec, Victor Hugo e D. Pedro de Alcântara, além de "outros Espíritos tutelares". Todos grafados "celeremente, sem nenhuma corrigenda", que ela cita em seguida.

        O relato é longo, portanto não cabe numa crônica, mas sugiro aos que me concedem a benevolência de ler, até aqui, que adquiriram a primeira de suas obras, ditada pelo Espírito Victor Hugo, onde lerão a belíssima, humilde e honesta declaração de Zilda Gama sobre como se deu sua conversão ao Espiritismo e a recepção mediúnica, a meu ver pela psicografia mecânica, de todas as suas obras espíritas, em especial das incríveis novelas ditadas pelo grande poeta e romancista universal, em espírito, o francês Victor Hugo. Eis o que diz o Portal Luz Espírita:

       

Conforme o testemunho do médium Divaldo Pereira Franco, a aproximação do Espírito Victor Hugo a Zilda Gama não foi um fato fortuito: ela, na precedente reencarnação, havia sido Léopoldine, filha daquele memorável espírita francês, cuja morte foi uma tragédia: aos dezenove anos, em plena lua de mel, caiu no Rio Sena e ali naufragou; seu esposo igualmente teve o mesmo fim, na tentativa de salvá-la. A tragédia, porém, foi providencial para que ele [Hugo] descobrisse a seriedade do Espiritismo; foram as manifestações de Léopoldine, nas célebres sessões mediúnicas, na ilha de Jersey, que o conquistaram para as realidades espirituais.

        

         Sugestões de leitura:

Enciclopédia Espírita Online. Disponível em: https://www. luzespirita.org.br /index.php?lisPage= enciclopedia&item=Zilda%20Gama. Acesso em 06 de setembro de 2021.

HUGO, Victor (Espírito). Na Sombra e na Luz. Psicografia de Zilda Gama. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2007, (coleção Victor Hugo).

Um comentário:

  1. Olá mulheres que sofreu que sofre por amores igual eu sofri muito,eu fui morar com um homem quando eu tinha 14 anos de idade perdi minha virgindade com ele mas eu não queria nada sério com ele queria curtir a vida e meu pai queria que eu casasse com ele eu não queria casar porque eu tinha medo de sofrer e ele pegou me botou para fora de casa.Rapaz ficou sabendo que meu pai me botou para fora de casa ele foi atrás de mim e falou que me amava muito e que ia me fazer muito feliz e me chamou para ir morar com ele eu fui com medo dele me fazer sofrer,mas ele foi um homem muito maravilhoso Fazia tudo por mim tudo para mim teve filhos,eu tô eu tava segura no meu casamento feliz.Quando eu entrei em 35 anos eu lembro como hoje todo dia ele chegava em casa no horário certo para vim almoçar esse dia não veio avisou que só ia vir à noite para jantar isso começou a acontecer frequentemente mas a gente não brigava não batia a boca saia normal tranquilo mas eu tava achando ele diferente eu perguntava ele falava que era o serviço,era cansado.Aí quando foi um dia eu comentei com uma colega minha ela mandou procurar um centro espírita falei não não precisa disso isso é tudo mentira isso é tudo besteira isso não existe.E as coisas foi passando foi acontecendo mas eu não queria acreditar que aquilo estava acontecendo comigo eu tinha uma vida de princesa a gente que é mulher acha que aquilo nunca vai acontecer com a gente né a gente que é mulher acha que nunca vai precisar de ajuda do espiritismo principalmente quando a gente é rica quando a gente tem dinheiro,pelo menos eu pensava assim eu procurei fui atrás quebrei a cara com muitas pessoas que eu procurei trabalho espiritual muitas pessoas só pegou o dinheiro e não fizeram nada.Como eu sou muito católica Rezei muito muito devota rezei muito para uma solução uma pessoa que pudesse me ajudar a consertar meu casamento que tava sendo destruído.Eu já não tava saindo mais para lugar nenhum tava triste pensativa depois de ter construído tudo no meu casamento e vendo acabando daquele jeito aí a colega minha pegou me chamou para ser madrinha do casamento dela junto com meu marido aí fui no salão arrumar meu cabelo e me arrumar,eu conversando com a moça desabafando sobre meu casamento e ela perguntou se eu já tinha procurado ajuda eu falei que eu tinha procurado mas so pegaram o meu dinheiro.Aí eu falei para ela aí ela falou para mim eu vou te passar o contato de uma pessoa se ela não resolver ninguém mais resolve.Eu não vou mentir para vocês eu gastei mas tô feliz meu esposo voltou o que era antes mas antes deu procurar ajuda eu tinha descobrido que ele tava saindo eu não falo amiga por que amiga que é amiga não faz isso que disse que era minha amiga eu compartilhava tudo com ela tudo mas o importante é que meu casamento tá salvo tá tudo resolvido meu marido voltou a ser o que era comigo antes e eu vim aqui compartilhar com vocês mulheres que passou ou que tá passando o que eu passei procura essa pessoa,não faz igual eu fiz,não duvide do espiritismo eu duvidei eu não acreditava e hoje eu acredito mas tem muita gente malandra,procure se precisar que só vai resolver mesmo seus problemas procura essa pessoa eu garanto que vai resolver igual resolveu o meu o número dela é 62995590805

    ResponderExcluir

  Poema ..temático (Irmão Jó)   Homenagem a Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César Mello e Souza, autor da incomparável obra intitulada O Ho...