Estudo d'O Livro dos Espíritos
Resposta: As palavras pouco nos importam. Cabe a vós formular a vossa linguagem de maneira a vos entenderdes. As vossas controvérsias provêm, quase sempre, de não vos entenderdes sobre as palavras, visto que a vossa linguagem é incompleta para exprimir as coisas que não vos ferem os sentidos.
Comentários
Um
fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria que não é inteligente e
vemos um princípio inteligente independente da matéria. A origem e a conexão
destas duas coisas nos são desconhecidas. Quer elas tenham ou não uma fonte comum
e os necessários pontos de contato; quer seja mesmo, segundo a opinião de
alguns, uma emanação da Divindade, ignoramos. Elas se nos revelam distintas,
razão por que as admitimos formando os dois princípios constitutivos do
Universo. Vemos acima de tudo isso uma inteligência que domina todas as outras,
que as governa, que se distingue delas por atributos especiais. É a essa
inteligência suprema que chamamos Deus.
Kardec comenta sobre a existência dos elementos espirituais, materiais e a conexão do espírito com a matéria, como já vimos antes, pelo fluido universal. Mas quem tem o domínio de tudo é Deus, “Inteligência Suprema e Causa primeira de todas as coisas”, como já vimos na primeira questão desta obra.
29 – A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?
Resposta:
Da matéria como a entendeis, sim, mas não da matéria considerada fluido
universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para
vós, mas nem por isso deixa de ser o princípio da vossa matéria pesada.
Comentários
A
gravidade é uma propriedade relativa. Fora da esfera de atração dos mundos, não
há peso, do mesmo modo que não alto nem baixo.
Ponderabilidade é a qualidade do que é ponderável, ou seja, do que pode ser pesado e medido. O fluido universal é imponderável, mas para nós, pois é o princípio da matéria pesada. Lembra Kardec que no Universo, fora da condição de atração dos mundos, não existe peso, como não há alto nem baixo.
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