Estudo objetivo d'O Livro dos Espíritos
Em 7 de março
6 - O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não seria fruto da educação e das ideias adquiridas?
Resposta: Se assim fosse, porque os vossos selvagens teriam
esse sentimento?
Comentários
Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse
apenas produto de um ensino, não seria universal e, como sucede com as noções
científicas, só existiria nos que houvessem podido receber esse ensino.
O sentimento íntimo da ideia de Deus existe até mesmo nos
povos mais afastados da civilização. Ele é inato em todas as pessoas, ou seja,
já nascemos com ele.
7 - Poder-se-ia encontrar nas propriedades íntimas da
matéria a causa primeira da formação das coisas?
Resposta: Mas, então, qual seria a causa dessas
propriedades? É preciso sempre uma causa primeira.
Comentários
Atribuir a formação primeira das coisas às propriedades
íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, pois essas propriedades
são, em si mesmas, um efeito que deve ter uma causa.
As propriedades particulares da matéria têm uma causa. Elas
não são mais do que um efeito de uma causa que as provoca.
Em 8 de março
8 - Que pensar da opinião que atribui a formação primeira a uma combinação fortuita da matéria, ou seja, ao acaso?
Resposta: Outro absurdo. Que homem de bom senso pode
considerar o acaso como um ser inteligente? E, além disso, o que é o acaso?
Nada!
Comentários
A harmonia que regula as forças do Universo revela
combinações e propósitos determinados e, por isso mesmo, denota um poder
inteligente. Atribuir a formação primeira ao acaso seria um contrassenso, pois
o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um
acaso inteligente já não seria acaso.
Há uma obra de Camille Flammarion, ed. FEB, intitulada Deus
na Natureza, que vem ao encontro dessa resposta. Nela, Flammarion demonstra
que por trás de todo fenômeno atmosférico e material há uma inteligência
suprema, que a tudo rege. Isso ocorre também em todo o Universo.
9 - Onde se vê, na causa primeira, uma inteligência suprema
e superior a todas as inteligências?
Tendes um provérbio que diz: Pela obra se conhece o autor.
Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. É o orgulho que gera a incredulidade.
O homem orgulhoso nada admite acima de si e é por isso que se julga um espírito
forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater.
Comentários
Julga-se o poder de uma inteligência pelas suas obras.
Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primeira
é, portanto, uma inteligência superior à Humanidade.
Quaisquer que sejam os prodígios realizados pela
inteligência humana, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que
realize, tanto maior há de ser a causa primeira. Essa inteligência superior é
que é a causa primeira de todas as coisas, seja qual for o nome pela qual o
homem a designe.
Essa questão complementa a outra. Noutro lugar, Allan Kardec
diz que, não havendo efeito sem causa, a um efeito inteligente sempre haverá
uma causa inteligente. Sendo Deus a causa primeira de tudo o que existe, o
efeito disso é uma causa inteligente, que vemos presente, não somente na Terra,
mas em todo o Universo.
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