Páginas

domingo, 23 de março de 2025


Estudo  d'O Livro dos Espíritos

26 – Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito?

Pode-se, sem dúvida, pelo pensamento.

Comentário: Espírito e matéria, embora o espírito utilize-se da matéria em suas manifestações, são independentes, como veremos na questão seguinte. Pensamento é o que distingue um e outra, pois a matéria não pensa.

27 – Haveria assim dois elementos gerais do universo: a matéria e o espírito?

Resposta: Sim, e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Esses três elementos constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa exercer alguma ação sobre ela. Embora, sob certo ponto de vista, se possa classificar o fluido universal como elemento material, ele se distingue desse por propriedades especiais. Se fosse realmente matéria, não haveria razão para que o espírito também não fosse. Está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inúmeras combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que não conheceis senão uma ínfima parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a gravidade lhe dá.

Comentário

Espírito, matéria e Deus fazem parte da trindade universal, como os três elementos fundamentais, princípio de tudo o que existe, sob a direção suprema do Criador, a quem Jesus, ser mais perfeito que Deus nos enviou, para governar nosso planeta, chamou de Pai nosso. Intermediário entre o espírito e a matéria, o fluido universal é responsável pela coesão da matéria que, sem sua ação se dispersaria. É o fluido universal que dá propriedades à matéria.

 27a – Seria esse o fluido que designamos pelo nome de eletricidade?

Resposta: Dissemos que ele é suscetível de inúmeras combinações. O que chamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal, que não é, propriamente falando, senão matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar independente.

 

Comentário: O fluido universal, qualquer que seja o nome que lhe possamos dar, será sempre o intermediário entre o espírito e a matéria. Por isso é que os espíritos o consideram independente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Estudo d' O Livro dos Espíritos 32 – De acordo com isso, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares ...