Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2018






Em dia com o Machado 342

Fazer o bem para viver bem



Estava refletindo sobre o significado deste versículo: “Pois ele mesmo sabia o que havia no homem” (João, 2:25), quando vi surgir Emmanuel, que, prontamente, me explicou:
— Amigo, Jesus sabia do que havia em cada um de nós, mas sempre se pautou pelo otimismo. Conhecia o passado publicano de Zaqueu, entretanto regozijou-se por sua decisão de servir. Conhecia o pretérito de Madalena, mas renovou-a para a pureza do amor. Sabia do orgulho intelectual de Nicodemos, mas esclareceu-o, singelamente, sobre a sublimidade da vida. Identificou a tibieza de Pedro, porém fortificou-o para a árdua tarefa do Cristianismo nos seus primórdios. Constatou a dúvida de Tomé, mas revigorou-lhe a fé. Sabia que Judas o trairia, e ainda assim o chamou de amigo...
Os cuidados do Cristo primavam em proporcionar, a cada criatura humana, mais ampla visão da vida e estimulá-la a renovar-se para a prática do bem. Com seus exemplos, ensinou-nos a jamais condenar o próximo em virtude de sua imperfeição, porém educá-lo, sobretudo pela exemplificação própria.
O Divino Amigo não desconhece a nossa pesada e negra bagagem do passado e as dificuldades do presente, pleno de hesitações, de defecções e de erros; todavia, ainda assim, não deixa de estender-nos as mãos amorosas. Desse modo, quanto lhe seja possível, tolere e socorra seu irmão.
— Sabe, Emmanuel, ultimamente, tenho refletido muito sobre a vida. Há poucos dias, li um dos livros de Mário Sérgio Cortella, intitulado Viver em paz para morrer em paz. Achei interessante sua proposta, mas, refletindo melhor, lembrei-me de que nós, espíritas cristãos, não cremos na morte. Então, substituí a frase do amigo Cortella por esta: Fazer o bem para viver bem!
— Isso mesmo, Jó, sendo nós imortais, quanto mais fizermos o bem, melhor será nosso bem-estar na vida, que é eterna. Até breve!
— Até breve, amigo! Abraços ao Machado!

Um comentário:

  1. muito bom!
    no semear da vida a felicidade é uma flor que desabrocha no instante que é plantada.
    e para fazer o bem basta ser simples e fazer.

    ResponderExcluir

  A amiga da onça (Irmão Jó)   De importância econômica Para o equilíbrio ecológico, Como também cultural, Triste é vê-la no zoológico, Bela...