Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018







Em dia com o Machado 344 * jó *
Deus conosco
— Que domingo! Eu estava pensando em fazer minha corrida no parque, mas a chuva não nos quis dar folga.
— É, Jó, a natureza proporciona-nos grandes ensinamentos em seu incessante recomeçar.
— Aqui mesmo em Brasília, Emmanuel, é comum passar meses sem chover. Tudo seca, até as árvores borrachudas ficam um pouco murchas. De repente, vêm as chuvas e tudo muda. As gramas renascem, as árvores florescem, a umidade, que costuma chegar a menos de quinze por cento, na época da seca, sobe a mais de sessenta por cento.
— Enquanto ligado à matéria, Jó, cada ser humano dispõe, anualmente, de 365 oportunidades de renovação moral durante cada existência. Do passado, ficam as boas ações, o que se conserva de nobre, belo, justo e bom. Desse modo, faça por você mesmo o trabalho que outrora a negligência deixou aos cuidados de seus amigos e benfeitores espirituais. Aproveite as horas diárias, no seu reajustamento.
Não adie para depois  os laços de amor e entendimento fraterno que lhe forem possíveis criar no presente. É difícil romper as algemas dos preconceitos mundanos e servir, mesmo a quem nos fere. Todavia, sua boa vontade será o melhor antídoto contra os sentimentos negativos dirigidos a você por quem o odeia. Suas atitudes de tolerância e de compaixão para com seus desafetos neutralizam as aversões destes.
A quem o magoa, recomece seu esforço de compreensão.
A quem não o entende, persevere em demonstrar-lhe as mais nobres intenções.
Esforce-se, diariamente, em agir bem, e não se esqueça desta frase do Cristo: “Só pode alcançar o Reino de Deus quem renascer para o bem”. Então, renasça em suas boas deliberações e atitudes e trabalhe para vencer as próprias limitações.
Assim como a natureza está sempre renovando a vida ao longo do tempo, e nunca deixa de nos servir, embora nos envie mudos apelos para que preservemos o meio ambiente, renove-se para o bem. E nunca se esqueça de que “Mais vale auxiliar, ainda hoje, que ser auxiliado amanhã” (Fonte Viva. Editora FEB, cap. 56).
— Obrigado, amigo! Deus conosco!


2 comentários:

  1. Tudo muito bom:

    Destaco: "Mais vale auxiliar, ainda, que ser auxiliado amanhã!"

    fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Desculpe nossa falha:
    "Mais vale auxiliar, ainda hoje, que ser auxiliado amanhã!"
    fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  ESTUDO D'O LIVRO DOS ESPÍRITOS 206. Do fato de não haver filiação entre os Espíritos dos descendentes de qualquer família, seguir-se-á...