Páginas

sábado, 6 de abril de 2019




O Evangelho Segundo o Espiritismo – tradução livre da terceira edição francesa (JLO) Continuação:










1.4 Aliança da ciência com a religião

A ciência e a religião são as duas alavancas da inteligência humana. Uma revela as leis do mundo material, e a outra as do mundo moral. Mas ambas, tendo o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma das outra, uma estaria necessariamente errada e as outra certa, porque Deus não pode querer destruir a sua própria obra. A incompatibilidade que se acredita existir entre essas duas ordens de ideias provém de uma falha de observação e do excesso de exclusivismo de parte a parte. Daí haver um conflito, que originou a incredulidade e a intolerância.

Os tempos são chegados em que os ensinamentos do Cristo devem  ser completados; em que o véu lançado intencionalmente sobre algumas partes dos ensinos deve ser levantado; em que a ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve levar em conta o elemento espiritual; e em que a religião, deixando de desconhecer as leis orgânicas e imutáveis da matéria, essas duas forças, apoiando-se mutuamente e marcharão juntas e apoiar-se-ão uma na outra. Então a religião, não mais desmentida pela ciência, adquirirá um poder inabalável, porque estará de acordo com a razão e já não se lhe poderá opor à irresistível lógica dos fatos.

A ciência e a religião não puderam se entender até hoje, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Faltava algo para preencher o espaço que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal, leis tão imutáveis como as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Essas relações, uma vez constatadas pela experiência, nova luz se fez: a fé dirigiu-se à razão, que nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. Mas nisto, como em todas as coisas, há pessoas retardatárias, até que sejam arrastadas pelo movimento geral, que as esmaga, se quiserem resistir em vez de o seguirem. É toda uma revolução moral que se opera neste momento  e trabalha os Espíritos. Após ser elaborada durante mais de dezoito séculos, ela chega à sua plena realização e vai marcar uma nova era para a humanidade. As consequências dessa revolução são fáceis de prever: ela deve produzir inevitáveis modificações nas relações sociais, contra o que ninguém poderá opor-se, porque elas estão nos desígnios de Deus e  resultam da lei do progresso, que é uma lei de Deus.

Acesse quando puder estes links:  
1. blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/
2. revista O Consolador - http://www.oconsolador.com  
3. jornal O Imortal - link d' O Imortal
5. Site da FEB: www.febnet.org.br
6. Site do Prof. Dr. Alexsandro da UFAM:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A dança é língua internacional (Irmão Jó)   À Lourdes. Não há dança que não sirva De inspiração sempre viva.   Vendo um casal a dançar Põe...