Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2021

 


13.5.7 Um Espírito Protetor

Lyon, 1861


Meus caros amigos, todo dia ouço vocês dizerem entre si: "Sou pobre, não posso fazer a caridade". E todo dia vejo que faltam com a indulgência para com seus semelhantes. Não lhes perdoam nada, e se arvoram em juízes demasiado severos, sem se perguntar se gostariam que fizessem o mesmo a seu respeito. A indulgência não é também caridade? Vocês, que não podem fazer mais do que a caridade praticando a indulgência, façam pelo menos essa, mas façam-na com grandeza. Pelo que respeita à caridade material, vou contar-lhes uma história do outro mundo.

Dois homens acabavam de morrer. Deus havia dito: "Enquanto esses dois homens viverem, serão postas as suas boas ações num saco para cada um, e quando morrerem, serão pesados esses sacos". Quando ambos chegaram à sua última hora, Deus mandou que lhe levantassem os dois sacos. Um estava cheio, volumoso, estufado, e retinia o metal dentro dele. O outro era tão pequeno e fino, que se viam através do pano as poucas moedas que continha.             

Cada um dos homens reconheceu seu saco: "Eis o meu, disse o primeiro, eu o reconheço; fui rico e distribui bastante!" "Eis o meu, disse o outro, fui sempre pobre, ah! não tinha quase nada para distribuir". Mas oh! surpresa! os dois sacos postos na balança, o maior tornou-se leve, e o pequeno se fez pesado, tanto que elevou muito o outro prato da balança.

Então, Deus disse ao rico: "Você deu muito, é verdade, mas fez isso por ostentação, e para ver seu nome figurando em todos os templos do orgulho. Além disso, ao dar, não se privou de nada. Passe à esquerda e fique satisfeito, por lhe ser contada a esmola como qualquer coisa". Depois, disse ao pobre: "Você deu bem pouco, meu amigo, mas cada uma das moedas que estão na balança representou uma privação para você. Não distribuiu esmola, fez a caridade, e o melhor é que a fez naturalmente, sem se preocupar de que a levassem a sua conta. Você foi indulgente; não julgou seu semelhante; pelo contrário, desculpou todas as suas ações. Passe à direita, e vá receber sua recompensa”.

Tradução livre da 3ª ed. francesa pelo prof. dr. Jorge Leite de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A mulher e o amor (Irmão Jó)   Dizem que quando Deus fez a mulher Ele estava namorando o ser Mais belo que criara nesta Terra, Que faz no ...