Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012


Em dia com o Machado - 8 (jlo)

            Obrigado, Senhor! Graças te dou porque atendeste ao nosso apelo. Andávamos calundúticos com a panaceia... Ah! o(a) leitor(a) não sabe o que isso significa? Não devia, mas vou explicar: calundútico é adjetivo e panaceia, substantivo.     Ainda está na mesma? Calundútico é o estado de irritabilidade ou de mau humor de alguém; já panaceia é remédio para todos os males.
            — E existe?...
            — Pois, como dizia, amiga(o), não há remédio para o mau humor, a não ser o de seu contraditório: o bom humor. Mas, como consegui-lo? Muito fácil: acorde bem cedo, abra bem as janelas para o sol entrar; se não tiver sol, abaixe as persianas para ver a chuva cair ou o vento zunir no vidro de las  ventanas, faça uns exercícios, higienize-se convenientemente, deguste um bom lanche...
            — E o que é um bom lanche matinal para você?
            — É um lanche tipo assim: duas frutas, café com pouco ou nenhum açúcar, três ou quatro torradas sem manteiga, um copo de leite de soja, um danoninho ligth e pronto! Já terás começado o dia cuidando do corpo.
            — Vou tentar sua dieta, mas que é difícil abrir mão de um bom pão com manteiga e queijo, lá isso é...
           — Tenha força de vontade, mané! Agora vamos à alma: pegue o livro de sua preferência e leia de uma a cinco páginas (se tiver tempo, leia mais), leia também uma página de mensagem otimista e escreva um comentário de um parágrafo no seu canto direito... Ah! não dá para escrever no canto direito? Escreva acima, abaixo, onde ficar melhor sua reflexão.
            Mas atenção! Escreva um comentário tipo assim: “Hoje nada vai tirar de mim o bom humor”. E procure lembrar dele o dia inteiro, ok, colega?
            Agora, academia! Iebaaa! Ah! você tem de ir cedo para o trabalho? Academia para quê, se você já se exercitou, conforme sugeri no meu segundo parágrafo? Dá uma corridinha, mané.
— Não gosto de correr!
— Dá uma caminhadinha!
— Detesto caminhar!
— Ouve uma musiquinha e saltite bastante, sem incomodar a vizinha.
— Não suporto música!
— Cruzes!... Então salte sem canção. Canção e não calção, viu?
— É, você não tem jeito mesmo, só rindo. Mas para mim, tudo é difícil, sou gordo(a) que nem uma... Deixa para lá. Como vou saltar, assim?
— Coma menos.
— Engordo até com o vento...
— É verdade, outro dia, no clube, ventava muito e fiquei com vergonha do meu prato de churrasco perto do seu. O meu mal pesava meio quilo... E quando ventava, as alfaces iam todas para o seu, pleno de linguiça, coxinha de frango, muito macarrão e bastante picanha mal passada... Não chegava nem a dois quilinhos, não é mesmo? Só vento... Só vendo... I'm seen you food winds.
— E qual a sugestão que você me dá?...
— Sugiro-lhe um SPA.
— Nem pensar, quero ser livre.
— Então use outro tipo de SPA, tão discreto que cobre sua boquinha: o SPAradrapo...
— Gaiato!

4 comentários:

  A mulher e o amor (Irmão Jó)   Dizem que quando Deus fez a mulher Ele estava namorando o ser Mais belo que criara nesta Terra, Que faz no ...