Páginas

sábado, 20 de junho de 2020




A INDULGÊNCIA - Para 19/6/20
José
Espírito protetor, Bordeaux, 1863

Espíritas, queremos hoje falar-lhes da indulgência, esse sentimento tão doce, tão fraternal, que toda pessoa deve ter para com os seus irmãos, mas que tão poucos praticam.

A indulgência não vê os defeitos dos outros, ou, se os vê, evita comentá-los e divulgá-los. Ao contrário, oculta-os, para que não sejam conhecidos somente dela e, se a malevolência os descobre, ela tem sempre uma desculpa pronta para os disfarçar, isto é, uma desculpa plausível, séria, e não daquelas que, aparentando atenuar a falta, mais a evidenciam com hábil perversidade.

A indulgência jamais se preocupa com os maus atos alheios, a menos que seja para prestar um serviço, mas ainda assim ela tem o cuidado de os atenuar tanto quanto possível. Não faz observações chocantes, nem tem censuras nos lábios, mas apenas conselhos quase sempre velados. Quando você critica, que consequência se deve tirar de suas palavras? A de que você, que censura, não pratica o que condena, e vale mais do que o culpado. Ó humanidade! Quando passará a julgar seu próprio coração, seus próprios pensamentos e seus próprios atos, sem se ocupar do que fazem seus irmãos? Quando abrirá seus olhos somente sobre si mesma?

Sejam, pois, severos para consigo mesmos, indulgentes para com os outros. Lembrem-se daquele que julga em última instância, que vê os secretos pensamentos de cada coração e que, por conseguinte, desculpa frequentemente as faltas que censuram ou condena as que desculpam, porque conhece o motivo de todas os atos. Lembrem-se de que vocês, que clamam bem alto: "anátema!", talvez tenham cometido faltas mais graves.

Sejam indulgentes, meus amigos, porque a indulgência atrai, acalma, corrige, enquanto o rigor desanima, afasta e irrita.

Tradução livre, em terceira pessoa, pelo Prof. Dr. Jorge Leite de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Star Wars Day (Irmão Jó) Quando do encontro de estrelas Lá no espaço sideral, O mundo emudece ao vê-las Em luta entre o bem e o mal.   Gua...