O EVANGELHO POR EMMANUEL E A CARIDADE...
JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
A Federação Espírita Brasileira publicou uma coletânea
monumental de textos psicografados por Francisco Cândido Xavier. O trabalho,
coordenado por Saulo César Ribeiro da Silva, certamente, abrange quase todos os
versículos dos quatro evangelistas, além dos atos dos apóstolos, das cartas de
Paulo, das cartas universais e do apocalipse.
A apresentação da coleção é feita pelo Espírito Joanna de
Ângelis, em mensagem psicografada por Divaldo Pereira Franco, na Mansão do
Caminho, em Salvador, Bahia.
Chegou ao meu conhecimento que um grupo, não importa quem
seja, disse que essa obra estava adulterada. Como outros podem criticá-la, sem
se darem ao trabalho de um estudo que vise a observar a qualidade e não a esmiuçar
possíveis falhas na obra, dou-me o direito de resposta a esses e a quaisquer
outros pesquisadores cuja intenção pode ser a de espalhar a cizânia no meio
espírita. Se o propósito não for esse, que me perdoem...
Entretanto, de um modo agressivo, foi publicada, por aquele zeloso
grupo, foto de seis dos sete livros da coleção intitulada O Evangelho
por Emmanuel, com uma tarja em que se lê em letras grandes e destacadas:
ADULTERADOS. Em nenhum momento, o elevado guia espiritual do médium baiano, na
apresentação da obra, faz ressalva ao
que consta nos textos manuelinos. Ao contrário, enaltece o trabalho desse
Espírito e da equipe coordenada por Saulo César. Se fosse constatada
adulteração na obra, ninguém melhor do que o Espírito Joanna de Ângelis para
criticá-la ou, ao menos, orientar a equipe de pesquisa para fazer as correções
necessárias, como ocorreu com o próprio Allan Kardec, quando lhe foi pedido,
espiritualmente, para rever e corrigir um "erro grave", que lhe
passara despercebido, durante a
preparação do original d'O Livro dos Espíritos.
Eis o que diz Joanna, na introdução inserida em cada um dos
sete volumes, sobre os versículos do Evangelho comentados por Emmanuel:
Agora
enfeixados em novos livros, para uma síntese final, sob a denominação O
Evangelho por Emmanuel, podem ser apresentados como o melhor roteiro de
segurança para os viandantes terrestres que buscam a autoiluminação e a
conquista do reino dos Céus a expandir-se do próprio coração.
É lamentável que, neste tempo
de transição da Terra, quando o Espiritismo mais precisa de nossa união e
exemplos, algumas pessoas tentem enfraquecer uma instituição centenária como a
Federação Espírita Brasileira (FEB), alegando os mais diversos motivos, como,
por exemplo, o da adulteração. Com suas pesquisas maliciosas, premeditadas,
tentam desqualificar, não somente o trabalho de Saulo e sua equipe, como também,
consequentemente, o destaque que o iluminado Espírito Joanna de Ângelis deu a
um trabalho que demandou anos de pesquisa, incontáveis horas de sacrifício do
tempo e do sono da equipe atuante. Tudo
isso foi realizado com o único propósito de divulgar parte da obra monumental do
Espírito Emmanuel e de Jesus, que toca fundo nos sentimentos do cristão, em
especial, do espírita: a parte que se refere ao Novo Testamento.
Ao final de sua apresentação, a mentora do querido Divaldo
Franco faz votos para que os leitores da
obra se iluminem e cresçam em amor e caridade, "discernimento e
alegria". Em relação ao sentido da caridade, sem a prática da qual não
há verdadeiro espírita, Allan Kardec, na obra Viagem Espírita em 1862 e
outras viagens de Kardec, diz o seguinte aos seus irmãos de Lyon e Bordeaux,
no item III de Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos espíritas de
Lyon e Bordeaux:
[...]
sufocai todas as discórdias, pois que as discórdias pertencem ao reino do mal,
que vai ter fim. Que vos possais confundir todos numa mesma família e vos dar,
do fundo do coração e sem pensamento premeditado, o nome de irmãos. Se, entre
vós, houver dissidências, causas de antagonismo; se os grupos, que devem todos
marchar para um objetivo comum, estiverem divididos, eu o lamento, sem me
preocupar com as causas, sem examinar quem cometeu os primeiros erros e me
coloco, sem vacilar, do lado daquele que tiver mais caridade, isto é, mais
abnegação e verdadeira humildade, pois aquele a quem falta a caridade está
sempre em erro, ainda que coberto de algum tipo de razão [...]. Os grupos são
indivíduos coletivos que devem viver em paz, como os indivíduos, se, realmente,
são espíritas; são os batalhões da grande falange [..]. Como bem o sabeis,
reconhece-se a árvore pelos seus frutos. Ora, o fruto do orgulho, da inveja e
do ciúme é um fruto envenenado que mata quem dele se nutre.
O que digo das dissidências entre os grupos,
digo-o igualmente para as que pudessem existir entre os indivíduos. Em
semelhante circunstância, a opinião de pessoas imparciais é sempre favorável
àquele que dá provas de maior grandeza e generosidade. Aqui na Terra, onde
ninguém é infalível, a indulgência recíproca é uma consequência do princípio de
caridade, que nos leva a
agir para com os outros como gostaríamos que os outros agissem para conosco.
Ora, sem indulgência não há caridade, sem caridade não há verdadeiro
espírita [...]. (destaque meu)
(KARDEC, 2005, p. 100- 101).
Se esse grupo, que se reuniu
durante meses, aparentemente, com a premeditada intenção de desqualificar o trabalho
compilado pela equipe de Saulo, exercitasse a caridade, não se deixaria levar
pelo espírito de desunião no movimento espírita e refletiria melhor, antes de
espalhar, por toda parte, sua crítica. Saulo e sua equipe trabalharam, não durante
alguns meses, mas por vários anos; não com o objetivo de destruir, mas de
edificar. Dedicaram incontáveis horas de pesquisa em biblioteca de obras raras
e em obras de editoras diversas que, movidas
pelo desejo do bem, cederam seus direitos na publicação da coleção. O pagamento
do seu trabalho foi este: a crítica
infeliz de que a obra foi adulterada.
Como assim adulterada? Somente
porque alguns versículos citados e analisados pelo Espírito Emmanuel foram
atualizados por versão moderna da Bíblia, ainda que os comentários de Emmanuel
permaneçam os mesmos? Pois saibam que isso
é apenas uma questão de forma, não de conteúdo, que em nada altera a palavra
iluminada do guia espiritual de Chico Xavier.
Segundo eu soube de fonte
confiável, havia versículos bíblicos que só traziam a frase. Nesse caso, foi
preciso conferir, no Novo Testamento, o número do versículo. E então? Saulo e
sua equipe deixariam a citação sem o número correspondente? Havia, em
versículos citados, essas lacunas que precisavam ser preenchidas para não
gerarem, também, críticas. Por fim, quem lê a obra sem má intenção perceberá
que o pensamento de Emmanuel está claramente expresso em cada comentário seu.
Nada ali se opõe ao contido no versículo citado.
Não nos esqueçamos de que Jesus
falava, diversas vezes, por meio de parábolas. E, tanto em sua época, quanto em
nossos dias, nem todos estão capacitados a entender plenamente sua mensagem. Por isso, disse
Paulo em II Coríntios, 3:6: "[...] a letra mata, e o Espírito vivifica".
Finalizo com a transcrição e
comentário de duas frases de Allan Kardec, no capítulo intitulado Projeto de
regulamento para uso dos grupos e pequenas sociedades espíritas, com o
destaque dado pelo Codificador: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, que então
completa: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ VERDADEIROS ESPÍRITAS (KARDEC, 2005, p. 142).
E a "benevolência para com
todos" é o primeiro requisito dessa virtude, de acordo com o contido na
resposta do item 886 de O livro dos espíritos, quando Kardec pergunta
sobre o sentido da caridade. A "indulgência para as imperfeições dos
outros" é o segundo requisito, o terceiro é o "perdão das
ofensas".
Como Jesus disse em relação aos
seus algozes, pregado no madeiro infamante da cruz, que possamos também dizer
sobre esses agressores à FEB, seus dirigentes e colaboradores, na difusão e,
sobretudo, prática do Espiritismo cristão: "Pai, perdoa-lhes, porque não
sabem o que fazem" (Lucas, 23:34).
Referências
XAVIER, Francisco Cândido. O evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo Mateus. Coord. Saulo C. R. da Silva. Brasília: FEB, 2014.
______. O evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo Marcos. Coord. Saulo C. R. da Silva. Brasília: FEB, 2014.
______. O evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo Lucas. Coord. Saulo C. R. da Silva. Brasília: FEB, 2015.
______. O evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo João. Coord. Saulo C. R. da Silva. Brasília: FEB, 2015.
______. O evangelho por Emmanuel: comentários aos atos dos apóstolos. Coord. Saulo C. R. da Silva. Brasília: FEB, 2016.
______. O evangelho por Emmanuel: comentários às cartas de Paulo. Coord. Saulo C. R. da Silva. Brasília: FEB, 2018.
______. O evangelho por Emmanuel: comentários às cartas universais e ao apocalipse. Coord. Saulo C. R. da Silva. Brasília: FEB, 2019.
KARDEC, Allan. Viagem espírita em 1862 e outras viagens de Allan Kardec. Trad. Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro: FEB, 2005.
_____. O livro do espíritos. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. 4. imp. Brasília: FEB: 2017.
EXCELENTE!
ResponderExcluirABRAÇO
REGINA STELLA