Páginas

terça-feira, 16 de março de 2021

 

EM DIA COM O MACHADO 462

O que é seguir Jesus (Jó)

 


            

            Mateus, 7:21, cita estas palavras de Jesus, que retumbam nos túmulos e nas mentes de milhares dos reprodutores do seu Evangelho: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". E Paulo, em I Coríntios, 15:19, alerta-nos que "Se esperamos em Cristo apenas nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens".

            Refletindo nessas últimas palavras paulinas, o Espírito Emmanuel diz-nos, no capítulo 123 da obra Pão Nosso, que devemos "confiar em Cristo e aguardar n'Ele". Entretanto, prossegue, "[...] que dizer da angústia da alma atormentada no círculo de cuidados terrestres, esperando egoisticamente que Jesus lhe venha satisfazer os caprichos imediatos?"

            O significado da vida, enfatiza, não pode ser confundido com o de "uma vida". Este conceito melhor se aplica a cada existência nossa no corpo físico. A vida, porém, não se restringe à passagem, por todas as etapas, da infância à ancianidade somática.  Pois existir, diz Emmanuel, "´[...] é ser alguém e alguma coisa no concerto do Universo". É permanecer vivo para sempre.

            A morte orgânica não é o fim. É a continuação da vida em plano existencial por ora ainda muito desconhecido por grande  parte da humanidade. Precisamos manter nossa esperança no Cristo, mas "com a noção real da eternidade".

            Infelizmente, porém, muitos de nós ainda vacilamos na crença que pregamos a outrem enfaticamente. Mesmo sabendo da transitoriedade do corpo somático, desculpamo-nos de nossa fraqueza com a justificativa falsa de que temos a eternidade para nos corrigir. Isso nada mais é do que eterna preguiça. Patinhar até que o buraco cavado no gelo de nossa alma nos afogue num mar de lama, donde só sairemos após muito sofrer e clamar misericórdia.  Por isso, Emmanuel nos propõe indagar da própria consciência não somente se estamos, mas se permanecemos com o Cristo.

            E permanecer com Jesus é mais do que falar no bem ou escrever sobre o bem. É pensar no bem. É amar e realizar o bem. É ter a convicção, como conclui esse iluminado Espírito, "[...] de que a esperança legítima não é repouso e sim confiança no trabalho incessante".

            Esta é a senha para entrarmos no reino divino: fazer a vontade do Pai no serviço ao próximo, no amor a todas as suas criaturas. Viver com a certeza de que nada termina com o corpo, mas que conosco segue nossa consciência, que nos cobrará, não somente pelo mal que deixamos de fazer, mas por todo o mal decorrente do bem que não fizermos.

            Por isso mesmo, despeço-me da leitora amiga e do bom leitor com a seguinte trova:

            Quem já sente Jesus presente em sua vida

            Não espera qualquer vantagem no que faz.

            Segue servindo, amando e perdoando, sempre

            Coerente com  Sua Luz e a consciência em paz.

2 comentários:

  1. Texto MARAVILHOSO...
    Apesar da humanidade estar, como preconiza A. Luiz: "na infância do conhecimento"; o que, de fato, confirma as pesquisas de Piaget e de sua descoberta da mentalidade "pré-Lógica" dos povos.
    Mas "tamos" caminhando e a presente pandemia não passa de um meio empregado por Jesus para fazer adiantar seus irmãos terrenais.
    CONFIEMOS!!!

    ResponderExcluir
  2. E ACIMA DE TUDO... Construir a casa na rocha da fé raciocinada. Com Cristo e Kardec. WANDERLEI - AUTORES ESPÍRITAS CLÁSSICOS

    ResponderExcluir

  O Sol (Irmão Jó) Num universo de bilhões de estrelas, Uma delas, anã para os astrônomos, Gigante para os mundos perto dela, É o ...