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sábado, 22 de maio de 2021

 


Fora da igreja não há salvação - Fora da verdade não há salvação

 

            Enquanto a máxima: Fora da caridade não há salvação se apoia num princípio universal e abre a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema, o dogma: Fora da Igreja não há salvação se apoia, não na fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, fé comum a todas as religiões, mas na fé especial em dogmas particulares. É exclusivista e absoluto. Longe de unir os filhos de Deus, separa-os. Em vez de incitá-los ao amor fraterno, mantém e acaba por legitimar a animosidade entre os sectários dos diversos cultos, que se consideram reciprocamente malditos na eternidade, sejam embora parentes ou amigos neste mundo; e desconhecendo a grande lei de igualdade perante o túmulo, separa-os também no campo de descanso.

            A máxima Fora da caridade não há salvação é a consagração do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Com esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e seja qual for a sua maneira de adorar o Criador, eles se dão as mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma: Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e perseguem-se mutuamente, vivem como inimigos; o pai não ora mais pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que se julguem reciprocamente condenados, sem remissão. Esse dogma é, portanto, essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica.

            Fora da verdade não há salvação seria equivalente a Fora da Igreja não há salvação, e também seria exclusivista, porque não existe uma única seita que não pretende ter o privilégio da verdade. Qual é dos homens que pode vangloriar-se de possuí-la integralmente, quando a área do conhecimento aumenta sem cessar, e cada dia que passa as ideias são retificadas?

            A verdade absoluta só é acessível aos Espíritos da mais elevada categoria, e a humanidade terrena não pode pretendê-la, pois que não lhe é dado saber tudo, e ela só pode aspirar a uma verdade relativa, proporcional ao seu adiantamento. Se Deus houvesse feito da posse da verdade absoluta, a condição expressa da felicidade futura, isso equivaleria a um decreto de proscrição geral, enquanto que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, pode ser praticada por todos.

            O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo que a salvação independe da forma de crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não estabelece: Fora do Espiritismo não há salvação. E como não pretende ensinar toda a verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, máxima que separaria em vez de unir, e que perpetuaria os antagonismos.

            Tradução livre do prof. dr. Jorge Leite de Oliveira

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