Páginas

domingo, 14 de agosto de 2022

 



24 NÃO PONHAM A CANDEIA SOB O ALQUEIRE 

A candeia sob o alqueire. Por que Jesus fala por parábolas. Não vão para os gentios. Os sãos não precisam de médico. A coragem da fé. Carregar sua cruz. Quem quiser salvar sua vida a perderá. 

24.1 A candeia  sob o alqueire. Porque Jesus fala por parábolas 

    Não se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire; mas põem-na sobre o candeeiro, a fim de que ela ilumine a todos os que estão na casa (Mateus, 5:15).

    Não há quem, após acender uma candeia, a cubra com um vaso, ou a ponha debaixo da cama; mas a põe sobre o candeeiro, a fim de que aqueles que entrem vejam a luz; pois nada há secreto que não venha a ser descoberto; nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente (Lucas, 8:16-17).

 Seus discípulos, aproximando-se, lhe disseram: Por que razão você lhes fala por parábolas? E ele lhes respondeu: Porque a vocês é dado saber os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles isso não foi dado saber. Porque ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Falo a eles por parábolas, porque eles vendo, não veem, e ouvindo não escutam, nem entendem. Neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: “Vocês ouvirão com os ouvidos e não escutarão; olharão com seus olhos e não verão. Porque o coração deste povo se tornou pesado, e os seus ouvidos se fizeram surdos, e eles fecharam seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, para que seu coração não compreenda, e para que, tendo-se convertido eu não os cure. (Mateus, 13:10- 15). 

Estranhamos quando ouvimos Jesus dizer que não devemos colocar a luz sob um alqueire, enquanto ele mesmo esconde constantemente o significado de suas palavras sob o véu da alegoria que não pode ser entendido por todos. Ele explica-se dizendo aos seus apóstolos: “Falo-lhes por parábolas, porque não estão em condições de compreender certas coisas; eles veem, olham, ouvem e não entendem. Dizer-lhes tudo, portanto, seria inútil no momento; mas a vocês eu digo, porque lhes foi dado compreender estes mistérios”. Ele, portanto, agiu com o povo como se faz com crianças cujas ideias ainda não se desenvolveram. Com isso ele indica o verdadeiro significado da máxima: "Não se deve colocar o candeeiro debaixo do alqueire, mas sob o candeeiro, para que todos os que entrarem possam vê-lo". Isso não significa que se deva revelar todas as coisas sem reflexão. Todo ensinamento deve ser proporcional à inteligência daquele a quem é dirigido, pois há pessoas que uma luz muito brilhante ofusca sem iluminá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....