Páginas

domingo, 18 de setembro de 2022

 


CORAGEM DA FÉ

 

Quem me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; e quem me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai, que está nos céus (Mateus, 10:32-33).

Se alguém se envergonhar de mim, e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória, na de seu Pai e dos santos anjos (Lucas, 9: 26).

 

A coragem de opinião sempre mereceu a estima entre os homens, porque há mérito em enfrentar os perigos, as perseguições, as discussões, e até os simples sarcasmos, aos quais sempre se expõe aquele que não teme confessar abertamente as ideias que não são admitidas por todos. Nisto, como em tudo, o mérito é proporcional às circunstâncias, e à importância do resultado. Há sempre fraqueza em recuar diante das consequências da sustentação das opiniões, mas há casos em que isto equivale a uma covardia tão grande como a de fugir no momento do combate.

Jesus hostilizou essa covardia, do ponto de vista especial da sua doutrina, quando disse que, se alguém se envergonhar das suas palavras, ele também desse se envergonhará; que renegará o que o houver renegado; que reconhecerá, perante o Pai que está nos céus, o que o confessar diante dos homens. Em outros termos: Aqueles que temerem confessar-se discípulos da verdade, não são dignos de ser admitidos no Reino da Verdade. Eles perderão os benefícios de sua fé, porque a sua é uma fé egoísta, que eles guardam para si mesmos, ocultando-a, temerosos dos prejuízos que lhes possa acarretar neste mundo. Enquanto os que colocam a verdade acima dos seus interesses materiais, proclamando-a abertamente, trabalham ao mesmo tempo pelo seu futuro e o dos outros.

Assim ocorrerá com os adeptos do Espiritismo, pois sua doutrina não é outra senão a do desenvolvimento e da aplicação da doutrina do Evangelho; é a eles também que se dirigem essas palavras do Cristo. Eles semeiam na Terra o que colherão na vida espiritual. Nela recolherão os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....