Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2023

 


28.2 Preces por quem ora 

Aos anjos da guarda e aos espíritos protetores 

Prefácio 

            Todos nós temos um bom Espírito, ligado a nós desde nosso nascimento, que nos tomou sob sua proteção. Desempenha junto a nós a missão dum pai para com seu filho: a de nos conduzir pelo caminho do bem e do progresso, através das provas da vida. Ele fica feliz quando correspondemos à sua solicitude, e sofre quando nos vê sucumbir.

            Seu nome pouco importa, pois que ele pode não ser nenhum nome conhecido na Terra. Invocamo-lo, então, como nosso anjo guardião. Podemos mesmo invocá-lo com o nome de um Espírito Superior; pelo qual sintamos uma particular simpatia.

            Além do nosso anjo guardião, que é sempre um Espírito Superior, temos os espíritos protetores que, por serem menos elevados, não são menos bons e benevolentes. São espíritos de parentes ou amigos, ou, algumas vezes, de pessoas que não conhecemos na atual existência. Eles ajudam- nos com seus conselhos e frequentemente com sua intervenção nos atos de nossa vida.

            Os espíritos simpáticos são os que se ligam a nós por alguma semelhança de gostos e de tendências. Podem ser bons ou maus, segundo a natureza das inclinações que os atraem para nós.

            Os espíritos sedutores esforçam-se para nos desviar do caminho do bem, sugerindo-nos maus pensamentos. Aproveitam-se de todas as nossas fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes dão acesso à nossa alma. Há os que se agarram a nós como a uma presa, mas afastam-se quando reconhecem sua impotência para lutar contra nossa vontade.

            Deus nos deu um guia principal e superior em nosso anjo da guarda, e como guias secundários os nossos espíritos protetores e familiares. Mas é um erro crer que tenhamos forçosamente um mau Espírito junto a nós, para contrabalançar as boas influências. Os maus espíritos nos procuram voluntariamente, desde que achem possível dominar- nos, em razão da nossa fraqueza ou da nossa negligência em seguir as inspirações dos bons espíritos.  Somos nós, portanto, que os atraímos. Disso resulta que não somos nunca privados da assistência dos bons espíritos, e que depende de nós o afastamento dos maus. Por suas imperfeições, sendo o homem a primeira causa das misérias que o atingem, somos quase sempre nosso próprio mau gênio (cap. 5 n.º 4).

            A prece aos anjos guardiães e aos espíritos protetores deve ter como objetivo solicitar sua intervenção junto a Deus, pedir-lhes força para resistir às más sugestões e auxílio nas necessidades da vida. 

Prece 

            Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, amparem-me nas provas desta vida; deem-me a força de sofrê-las sem lamentações; desviem de mim os maus pensamentos e façam que eu não dê acesso a nenhum dos maus espíritos que tentariam induzir-me ao mal. Esclareçam minha consciência sobre meus defeitos e afastem dos meus olhos o véu do orgulho, que poderia impedir-me de percebê-los e de confessá-los a mim mesmo.

            Você, sobretudo, meu anjo da guarda, que vela mais particularmente por mim, e vocês todos, espíritos protetores, que se interessam por mim façam que eu me torne digno da sua benevolência. Vocês conhecem minhas necessidades; que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus. 

Outra 

            Meu Deus, permita que os bons espíritos que me assistem ajudem-me, quando me achar em dificuldades, e amparem-me nas minhas vacilações. Faça, Senhor, que eles me inspirem a fé, a esperança e a caridade; que sejam para mim um apoio, uma esperança e uma prova da sua misericórdia. Faça, enfim, que eu neles encontre a força que me faltar nas provas da vida e, para resistir às sugestões do mal, a fé que salva e o amor que consola. 

Outra 

            Espíritos bem-amados, anjos da guarda, vocês a quem Deus, pela sua infinita misericórdia, permite  que velem sobre os homens, sejam nossos protetores nas provas de nossa vida terrena. Deem-nos força, coragem e resignação; inspirem-nos na senda do bem, detenham-nos do declive do mal; que sua doce influência impregne nossas almas; façam que sintamos a presença, ao nosso lado, dum amigo devotado, que assista os nossos sofrimentos e participe das nossas alegrias. E você, meu anjo bom, nunca me abandone. Necessito de toda a sua proteção, para suportar com fé e amor as provas que Deus me quiser enviar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....