Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2019



Continuação da tradução livre da terceira edição francesa d'O Evangelho Segundo o Espiritismo (JLO)


1.3 O Espiritismo




O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra não mais como coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente atuantes na natureza, como a fonte de uma infinidade de fenômenos até então incompreendidos e por isso relegados ao domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que Ele disse permaneceram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas. O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo  se explica com facilidade.

A lei do Antigo Testamento está personificada em Moisés; a do Novo Testamento, em Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não está personificado em nenhuma individualidade, porque ele é o produto do ensinamento dado, não por um homem, mas pelos Espíritos, que são as vozes do céu, em todas as partes da Terra e por multidão inumerável de intermediários. É, de certo modo, um ser coletivo, formado pelo conjunto dos seres do mundo espiritual, cada um dos quais traz aos homens o tributo de suas luzes, para lhes fazer conhecer esse mundo e a sorte que os espera.

Assim como que disse o Cristo: "Não venho destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento", também diz o Espiritismo: "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe cumprimento". Nada ensina contrário ao que ensinou o Cristo, mas desenvolve, completa e explica, em termos claros para todo o mundo, o que foi dito sob forma alegórica. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar o cumprimento das coisas futuras. Ele é, portanto, obra do Cristo, que o preside, como  igualmente anunciou, à regeneração que se opera e que prepara o Reino de Deus sobre a Terra.



2 comentários:

  1. E a influência do Mundo Espiritual sobre o Mundo Material é tão grande que são eles, os Espíritos, que nos dirigem.
    Logo, nada temos a temer sobre as mudanças que ora se operam para a transformação da Terra num Mundo melhor.
    Os Espíritos estão no comando, Jesus está no comando, e, pois, confiemos na implantação de uma sociedade melhor, mais esclarecida, mais espiritualizada.
    E o 'Evangelho' do Cristo, bem como sua versão espírita que o ratifica e complementa, é, ou, são, as bases de nossa regeneração, isto é, se não merecermos um Mundo ainda pior que o de expiações e de provas de que ora estamos inseridos e participando.
    Parabéns Jorge, serás lembrado como um dos grandes tradutores do Evangelho de Kardec para a nossa lingua portuguesa:
    Rosemberg

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Rosemberg,
    Mas não tenho toda essa aspiração citada em sua bondosa mensagem. Até porque, no ritmo em que estou, antes de desencarnar ainda não terminei um terço do meu trabalho. O objetivo maior é aprender um pouco mais da Boa-Nova, compartilhá-lo com irmãos tolerantes como você e esforçar-me em praticar seus ensinamentos.
    Repetindo Divaldo Franco: sempre em paz.
    Abraço fraterno e bom fim-de-semana do seu irmão Jorge

    ResponderExcluir

  A Ética (Irmão Jó)   Data marcante da época É um dia dois de maio Quando o sábio e o papagaio Manifestam sua ética.   O sá...