Páginas

quarta-feira, 5 de abril de 2023

 


REPORTAGEM

Reportagens!... Tantas vejo,
Entre pessoas e fatos,
Revelando altos contatos
No campo da informação!...
São estudos de armamentos,
Informes de grandes vultos,
Entrevistas de homens cultos,
Assuntos de ocasião...
 
Lendo as letras das cidades,
Busquei as periferias,
Tentando outras companhias
Que desejava escutar;
Pareceu-me estar num mundo,
Desvairado e diferente,
Onde existe tanta gente
Entre a revolta e o pesar.
 
Vi pobre mãe a estender-me,
No auge do desconforto,
Triste seio semimorto
E uma criança a gemer,
— Minha irmã — ela me disse —,
Que dizer do que me ocorre,
Grito e ninguém me socorre,
Vendo meu filho a morrer...
 
Numa choupana de lata,
Falou cansado ancião:
— Explicar-me? Por que não?
Note a mágoa que senti...
Sou cego, mas tive casa,
Com mesa rica e seleta,
Dei o que eu tinha a uma neta
E a neta largou-me aqui...
 
Foi num telheiro afastado
Que encontrei mais adiante
A irmã quase agonizante
Com febre alta a pedir:
— Minha irmã rogue, em meu nome,
À pessoa que me aceite
Um pires de pão com leite
Para que eu possa dormir...
 
Mais além, outra mulher,
Transportava, a curtos passos,
Um filho morto nos braços
Para dá-lo a um rabecão:
Ela chamava: — “Oh! Meu Deus,
Se entreguei meu filho à morte,
Quem será meu braço forte,
Nas horas de privação?!...
 
Entrevistas, reportagens?...
Em serviço, trago esta...
Não tem o gosto de festa,
Nem verbo renovador;
Traduz apenas convite
Ao trabalho, em qualquer hora,
Para darmos a quem chora
Uma centelha de amor.
 
DOLORES, Maria (Espírito). Alma e vida. Psicografado por: Francisco Cândido Xavier. São Paulo: Cultura Espírita União, 1984.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....