3 HÁ
MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Diferentes
estados da alma na erraticidade. Diferentes categorias de mundos habitados.
Destinação
da Terra. Causa das misérias terrestres. Instruções dos Espíritos: mundos superiores e mundos inferiores;
mundos de expiações e de provas; mundos regeneradores; progressão dos mundos
Não
se turbem seus corações. Creiam em Deus: creiam também em mim. Há muitas
moradas na casa de meu Pai. Se assim não fosse, eu lhes teria dito; pois
vou preparar-lhes o lugar. E depois que me for e lhes preparar o lugar, virei
outra vez e os tomarei para mim, para que lá onde estiver, vocês também
estejam (João,
14: 1-3).
3.1 Diferentes
estados da alma na erraticidade
A casa do Pai é o universo. As diferentes moradas são os mundos
que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos que neles encarnam moradias
apropriadas ao seu adiantamento.
Independentemente da diversidade dos mundos, essas palavras
podem também ser entendidas como o estado feliz ou infeliz do Espírito na
erraticidade. Conforme esteja ele mais ou menos depurado e livre dos grilhões materiais,
o meio em que esteja, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as
percepções que possui variam ao infinito. Enquanto alguns não podem afastar-se
da esfera em que viveram, outros se elevam e percorrem os espaços e os mundos.
Enquanto alguns Espíritos culpados vagam nas trevas, os felizes gozam de uma claridade
resplandecente e do sublime espetáculo do infinito. Enquanto, enfim, o malvado,
esmagado pelos remorsos e arrependimentos, frequentemente só, sem consolações, separado
dos objetos da sua afeição, geme sob a opressão dos sofrimentos morais, o
justo, junto aos que ama, goza de uma felicidade indescritível. Essas também são outras muitas moradas, embora não
circunscritas nem localizadas.
3.2 Diferentes
categorias de mundos habitados
Do ensino dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos
possuem condições muito diferentes uns dos outros, quanto ao grau de
adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Entre eles, há os em que
estes últimos são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente. Outros estão
no mesmo grau, e outros lhe são mais ou menos superiores, em todos os sentidos.
Nos mundos inferiores, a existência é toda material, as paixões reinam
soberanas, a vida moral é quase nula. À medida que
esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de tal modo que, nos
mundos mais avançados, a vida é, por assim dizer toda espiritual.
Nos mundos intermediários, o bem e o mal se misturam, e um
predomina sobre o outro, segundo o grau de adiantamento em que se encontrarem. Embora não se possa fazer uma classificação absoluta dos
diversos mundos, pode-se, pelo menos, em
virtude do estado em que se acham e da destinação que trazem, tomando
por base seus aspectos mais destacados, dividi-los assim, de um modo geral:
mundos primitivos, onde se verificam as primeiras encarnações da alma humana; mundos
de expiação e de provas, em que o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas
que ainda têm o que expiar adquirem novas forças, repousando das fadigas da
luta; mundos felizes, onde o bem supera o mal; mundos celestes ou divinos, morada
dos Espíritos depurados, no qual reina exclusivamente o bem. A Terra pertence à
categoria dos mundos de expiações e de provas, e é por isso que nela o homem
está exposto a tantas misérias.
Os Espíritos encarnados num mundo não estão ligados a ele
indefinidamente, e não passam nesse mundo por todas as fases do progresso que
devem realizar, para chegar à perfeição. Quando atingem, num mundo, o grau de
adiantamento que esse mundo comporta, passam para outro mundo mais adiantado, e
assim sucessivamente, até chegarem ao estado de Espíritos puros. São outras tantas
estações em que eles encontram os elementos de progresso proporcionais ao seu adiantamento.
Para os Espíritos, é uma recompensa passarem a um mundo de ordem mais elevada, como
é um castigo prolongarem sua permanência num mundo infeliz, ou serem relegados
a um mundo ainda mais infeliz do que aquele que são forçados a deixar, quando
se obstinam no mal.
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