Páginas

sábado, 29 de junho de 2019


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - cap. 4 - continuação da trad. livre de J.L.O


4.2 Laços de família fortalecidos pela reencarnação e destruídos pela existência única

Os laços de família não são destruídos pela reencarnação, como pensam certas pessoas. Pelo contrário, são fortalecidos e apertados. O princípio oposto é que os destrói. Os Espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias, unidos pela afeição, pela simpatia e pela semelhança de inclinações. Esses Espíritos, felizes de estarem juntos, buscam-se. A encarnação apenas os separa momentaneamente, porque, após seu retorno à erraticidade, se reúnem, como amigos que voltam duma viagem. Muitas vezes, até, eles seguem juntos na mesma encarnação, reunindo-se numa mesma família ou num mesmo círculo e trabalham juntos para o seu mútuo adiantamento. Se uns estão encarnados e outros não, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que estão livres velam pelos que estão cativos; os mais adiantados esforçam-se para fazer progredir os retardatários.
Após cada existência, terão dado mais um passo no rumo da perfeição. Cada vez menos apegados à matéria, seu afeto é mais vivo, por ser mais depurado e não ser perturbado pelo egoísmo nem pelas sombras das paixões. Podem, assim, percorrer um número ilimitado de existências corporais, sem que nenhum golpe perturbe sua mútua afeição.
Fique bem entendido que aqui se trata da afeição real, de alma para alma, única que sobrevive à destruição do corpo; pois os seres que se unem na Terra apenas pelos sentidos não têm nenhum motivo para se procurarem no mundo dos Espíritos. Só são duráveis as afeições espirituais. As afeições carnais extinguem-se com a causa que as fez nascer. Ora, essa causa não existe mais no mundo dos Espíritos, enquanto a alma existe sempre. Quanto às pessoas unidas somente por interesse, nada são realmente umas para a outras; a morte as separa na Terra e no Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Os trabalhos domésticos (Irmão Jó)   Nos domésticos trabalhos Temos de valorizar, Seja homem ou mulher, Quem nos serve em nosso lar.   Fel...