Páginas

sábado, 29 de agosto de 2020





Pascal
Sens, 1862

Se os homens se amassem com amor mútuo, a caridade seria mais bem praticada. Mas, para isso, seria necessário que vocês se esforçassem no sentido de se livrarem dessa couraça que envolve seus corações, a fim de se tornarem mais sensíveis aos que sofrem.
A rigidez mata os bons sentimentos. O Cristo não se esquivava; aqueles que o procuravam, quem quer que fossem, não eram repelidos: tanto a mulher adúltera quanto o criminoso eram socorridos por Ele, que jamais temeu prejudicar sua própria reputação. Quando, pois, vocês o tomarão por modelo de todas as suas ações?
Se a caridade reinasse na Terra, o mau não imperaria nela, mas fugiria envergonhado; ele se esconderia, porque em toda parte se sentiria deslocado. Seria então que o mal desapareceria; compenetrem-se bem disso.
Comecem por dar o exemplo vocês mesmos. Sejam caridosos para com todos, indistintamente. Esforcem-se para não atentar nos que os olham com desdém e deixem Deus cuidar de toda a justiça, pois cada dia, no seu Reino, Ele separa o joio do trigo.
O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem a caridade não haverá descanso na sociedade humana. Digo mais, não haverá segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, essa vida será sempre uma corrida favorável ao mais esperto, uma luta de interesses, em que as mais santas afeições serão pisoteadas, em que nem mesmo os sagrados laços de família serão respeitados.

Tradução livre do prof. dr. Jorge Leite de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Star Wars Day (Irmão Jó) Quando do encontro de estrelas Lá no espaço sideral, O mundo emudece ao vê-las Em luta entre o bem e o mal.   Gua...