Páginas

sábado, 15 de agosto de 2020

"Amem muito, para serem amados!".


Sansão - Membro da Sociedade Espírita de Paris, 1863

Meus queridos condiscípulos, os Espíritos aqui presentes lhes dizem pela minha voz: "Amem muito, para serem amados!". Esse conselho é tão justo, que nele encontrarão tudo quanto consola e acalma as penas de cada dia. Ou melhor, praticando esse conselho, de tal maneira se elevarão acima da matéria que se espiritualizarão antes mesmo de desencarnarem. Os estudos espíritas ampliaram sua visão do futuro, e vocês têm agora uma certeza: a do seu progresso para Deus, com todas as promessas que correspondem às aspirações de sua alma. Também vocês devem-se elevar bem alto, para julgar sem as restrições da matéria, e assim não condenarem seu próximo antes de haverem dirigido o pensamento a Deus.
Amar, no sentido profundo do termo, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros aquilo que se deseja para si mesmo. É buscar, em torno de si, a razão íntima de todas as dores que acabrunham o próximo, para dar-lhe alívio. É encarar a grande família humana como a sua própria, porque essa família vocês reencontrarão um dia em mundos mais adiantados, pois os Espíritos que a constituem são, como vocês, filhos de Deus, marcados na fronte para se elevarem ao infinito. É por isso que não podem recusar aos seus irmãos aquilo que Deus deu a vocês com prodigalidade, pois, de sua parte, vocês seriam muito felizes se seus irmãos lhes dessem aquilo de que vocês necessitam. A todos os sofrimentos, dispensem, pois, uma palavra de esperança e de apoio, para se fazerem todo amor e todo justiça.
Creiam que este sábio conselho: "Amem muito, para serem amados" abrirá seu caminho. Ele é revolucionário e segue uma rota firme e invariável. Mas vocês já progrediram, vocês que me escutam são infinitamente melhores do que há cem anos. Mudaram a tal ponto, que hoje aceitam, sem contestação, uma infinidade de ideias novas sobre a liberdade e a fraternidade, que outrora teriam rejeitado. Ora, dentro de cem anos aceitarão, também, com a mesma facilidade, aquelas que ainda não puderam entrar em seu cérebro.
Hoje, que o movimento espírita avançou bastante, vejam com que rapidez as ideias de justiça e de renovação, contidas nos ditados dos espíritos, são aceitas pela mediana parte do mundo inteligente. É que essas ideias correspondem a tudo que há de divino em vocês. É que vocês estão preparados para uma semeadura fecunda: a do século passado, que implantou na sociedade as grandes ideias de progresso. E como tudo se encadeia, sob a direção do Altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas resultarão nessa troca universal do amor ao próximo. Por Ele, os Espíritos encarnados, julgando melhor e sentindo melhor, dar-se-ão as mãos de todos os confins do seu planeta. Todos se reunirão, para se entenderem e amarem, para destruírem todas as injustiças, todas as causas de desentendimento entre os povos.
Grande pensamento de renovação pelo Espiritismo, tão bem exposto n'O Livro dos Espíritos, produzirá o grande milagre do século futuro, o da reunião de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação desta máxima bem compreendida: "Amem muito, para serem amados!"

Tradução livre: Prof. Dr. Jorge Leite de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  À portuguesa amada (Irmão Jó)   Como te amo, minha amiga, e choro Por vê-la maltratada, desprezada, E quantas vezes me recolho e oro Para ...