Páginas

sábado, 28 de novembro de 2020


 

13 QUE SUA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A DIREITA

 

Fazer o bem sem ostentação - Os infortúnios ocultos - O óbolo da viúva - Convidar os pobres e estropiados – Dar sem esperar retribuição - Instruções dos Espíritos: A caridade material e a caridade moral - A beneficência - A piedade - Os órfãos – Benefícios pagos com ingratidão – Beneficência exclusiva


13.1 Fazer o bem sem ostentação


Cuidem em não fazer suas boas obras diante dos homens para serem vistos por eles; do contrário vocês não terão a recompensa de seu Pai, que está nos céus. Quando vocês derem esmola, não façam tocar trombeta diante de si, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos homens. Eu lhes digo em verdade que eles já receberam a sua recompensa. Quando derem esmola, que sua mão esquerda não saiba o que faz a direita; para que a sua esmola fique escondida, e seu Pai, que vê o que fazem em segredo, lhes pagará (Mateus, 6: 1-4).


Ao descer Jesus da montanha, grande número de pessoas o seguiu. Foi quando um hanseniano veio ao seu encontro e o adorou dizendo: Senhor, se quiser,  pode me curar. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Eu quero; fica curado. No mesmo instante a hanseníase foi curada. Jesus então lhe disse: — Não diga a ninguém que o curei, mas vai mostrar-se aos sacerdotes e faz a oferta que ordenou Moisés, para lhes servir de testemunho (Mateus, 8: 1-4).

Fazer o bem sem ostentação é grande mérito. Esconder a mão que dá é ainda mais meritório, é o sinal incontestável de uma grande superioridade moral. Porque, para ver as coisas de mais alto que o vulgo, é necessário fazer abstração da vida presente e identificar-se com a vida futura. É necessário, numa palavra, colocar-se acima da Humanidade, para renunciar à satisfação do testemunho dos homens e esperar a aprovação de Deus. Aquele que preza mais a aprovação dos homens que a de Deus, prova que tem mais fé nos homens que em Deus, e que a vida presente é para ele mais valiosa do que a vida futura, ou até mesmo que não crê na vida futura. Se ele diz o contrário, age, entretanto, como se não acreditasse no que diz.

Quantos há que só fazem um benefício com a esperança de que o beneficiado  diga para todos; que, à luz do dia, dão grandes somas, mas escondidos não dão  uma só moeda! Foi por isso que Jesus disse: "Os que fazem o bem com ostentação já receberam a sua recompensa". Com efeito, aquele que busca a sua glorificação na Terra pelo bem que faz  já pagou a si mesmo. Deus não lhe deve mais nada; só lhe resta receber a punição do seu orgulho.

    Tradução livre da 3ª ed. francesa: prof. dr. Jorge Leite de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sol (Irmão Jó) Num universo de bilhões de estrelas, Uma delas, anã para os astrônomos, Gigante para os mundos perto dela, É o ...