Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

 


17.2 O homem de bem

 

O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade na sua maior pureza. Se ele interroga sua consciência sobre os próprios atos, se pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele, enfim, se fez aos outros tudo aquilo que gostaria que eles lhe fizessem.

Tem fé em Deus, em sua bondade, em sua justiça e em sua sabedoria. Sabe que nada acontece sem sua permissão e se submete, em todas as coisas, à sua vontade.

Tem fé no futuro; por isso coloca os bens espirituais acima do bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas a decepções são provas ou expiações, e as aceita sem lamentos.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar recompensa, retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte e sacrifica sempre seu interesse à justiça.

Encontra sua satisfação nos benefícios que distribui, nos serviços que presta, nas venturas que promove, nas lágrimas que faz secar, nas consolações que leva aos aflitos. Seu primeiro impulso é o de pensar nos outros, antes que em si, de cuidar do interesse dos outros, antes que do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proveitos e as perdas de cada ação generosa.

É bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque vê todos os homens como seus irmãos.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança o anátema aos que não pensam como ele.

Em todas as circunstâncias, a caridade é o seu guia. Diz a si mesmo que aquele que prejudica os outros com palavras malévolas, que fere a suscetibilidade alheia com o seu orgulho e seu desprezo, que não recua à ideia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever do amor ao próximo e não merece a clemência do Senhor.

Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança. A exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas, e não se lembra senão dos benefícios, porque sabe que lhe será perdoado, conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas doutrem, porque sabe que também tem necessidade de indulgência, e se lembra destas palavras do Cristo: "Aquele que está sem pecado atire a primeira pedra".

Não se compraz em procurar os defeitos dos outros, nem em os evidenciar. Se a necessidade o obriga a isso, procura sempre o bem que pode atenuar o mal.

Estuda suas próprias imperfeições e trabalha sem cessar em combatê-las. Todos os seus esforços tendem a permitir-lhe dizer, no dia seguinte, que traz em si alguma coisa melhor do que na véspera.

Não procura valorizar nem seu espírito, nem seus talentos, à custa dos outros; ao contrário, aproveita todas as ocasiões para fazer ressaltar as vantagens alheias.

Não se envaidece de sua riqueza, nem com seus predicados pessoais, porque sabe que tudo quanto lhe foi dado pode ser-lhe retirado.

Usa mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito do qual deverá prestar contas, e que o emprego mais prejudicial que lhes poderá dar é utilizá-los a serviço da satisfação de suas paixões.

Se a ordem social colocou alguns homens sob sua dependência, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus. Usa sua autoridade para levantar-lhes a moral, e não para os esmagar com o seu orgulho, e evita tudo quanto poderia tornar mais penosa sua posição subalterna.

O subordinado, por sua parte, compreende os deveres de sua posição e tem o escrúpulo de cumpri-los conscienciosamente (ver cap. 27, n° 9).

O homem de bem, enfim, respeita nos seus semelhantes todos os direitos que lhes dão as leis da natureza, como gostaria que os seus fossem respeitados.

Esta não é a enumeração de todas as qualidades que distinguem o homem de bem, mas quem se esforce para possuí-las estará no caminho que conduz a todas as outras.

 

Tradução livre de Jorge Leite de Oliveira 

http://lattes.cnpq.br/0494890808150275

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Contador e ciência contábil (Irmão Jó)   Contador, tu não contas dor, Mas no balanço das contas O crédito há que ser superior.   Teu saldo...