Páginas

domingo, 1 de maio de 2022

 


21.2 Missão dos profetas


       Atribui-se geralmente aos profetas o dom de revelar o futuro, de modo que as palavras profecia e predição se tornaram sinônimas. No sentido evangélico, a palavra profeta tem uma significação mais ampla; ela se aplica a todo enviado de Deus, com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas e os mistérios da vida espiritual.

    Um homem pode, portanto, ser profeta, sem fazer predições. Essa era a ideia dos judeus, no tempo de Jesus. É por isso que, ao ser levado à presença do sumo sacerdote Caifás, os escribas e os anciãos, que estavam ali reunidos, lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos e bofetadas, dizendo: "Cristo, profetiza para nós, e diga quem foi que lhe bateu". 

    Entretanto, houve profetas que tiveram a presciência do futuro, seja por intuição ou por revelação providencial, a fim de transmitirem advertências aos homens. Tendo-se cumprido esse acontecimento, o dom de predizer o futuro foi considerado como um dos atributos da qualidade de profeta.

    Tradução livre: prof. dr. Jorge Leite de Oliveira - pós-dout. cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....