Allan Kardec e a Arte Espírita
Jorge
Leite de Oliveira
Neste artigo, trataremos sobre a importância
da arte espírita para Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, e da
difusão dessa Filosofia e Ciência do Espírito. Kardec foi grande
apreciador da obra de Fénelon que, por sua vez, exerceu influência filosófica
sobre Rousseau e Voltaire. A obra literária Telêmaco, de autoria
de Fénelon, “epopeia em prosa poética”, pelo seu estilo moralista, influenciou
fortemente o então educador francês Rivail. Os três primeiros volumes de Telêmaco foram vertidos por ele para o alemão
(WANTUIL; THIESEN, 2004, p. 140).
O genial poeta-romancista Victor Hugo realizava
reuniões mediúnicas em sua casa e assumiu, publicamente, sua crença no
Espiritismo. Segundo o autor de Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame, não se justificavam as
críticas e preconceitos da sociedade de sua época em relação aos fenômenos
espíritas, para ele suficientemente comprovados como verdadeiros. Em homenagem
a uma jovem amiga falecida, atendendo ao pedido da família dela, Victor
Hugo disse o seguinte, no discurso que fez, durante os funerais da moça: "[…]
O ser chorado desapareceu, mas não partiu. Não mais percebemos o seu rosto
suave… Os mortos são os invisíveis, mas não estão ausentes" […] (Apud KARDEC, 2015, p. 87).
Tais foram os enunciados hugoanos, em concordância
com os postulados espíritas, dos quais transcrevemos apenas pequena frase, que
Kardec não titubeou em escrever, na Revista Espírita (op.
cit.), todo o seu conteúdo e em dizer que só faltou a palavra Espiritismo para
confirmar a essência do discurso.
A grande tarefa da literatura espírita, como arte,
é exatamente esta: demonstrar, por seu método científico de investigação
própria, baseado na observação e na experimentação, a realidade e a beleza da
vida espiritual, em contraposição às teorias materialistas. E, da segunda
metade do século XIX até os nossos dias, vêm cada vez mais se consolidando no
mundo as provas sobre a imortalidade do Espírito e sua manifestação espiritual,
além do nosso retorno à vida física, pela reencarnação, até nossa completa
depuração espiritual, quando não mais precisaremos reencarnar. A literatura
espírita, além de agradar o leitor, proporciona-lhe a esperança de sua
sobrevivência após a extinção do corpo físico, esclarece-o sobre todo um mundo real, até então pouco claro nas falas dos padres,
presbíteros e pastores do passado, e mesmo da atualidade, salvo exceções.
Na Revista Espírita,
publicada mensalmente por Allan Kardec, durante os anos de 1858 a 1869, são
abundantes as obras de diversos gêneros textuais recebidas mediunicamente.
Assim é que, ali, lemos poemas admiráveis, textos bíblicos, filosóficos e
mitológicos, explicados à luz da Nova Revelação, e
descrições de seres e sociedades do Mundo Espiritual.
Segundo
Kardec (2009, p. 208), os grandes artistas são aqueles cujas obras se
imortalizam em virtude da certeza que possuem sobre o futuro espiritual. É
preciso ter fé na continuação da vida para se produzir um trabalho artístico
que emocione e transforme para melhor o ser humano. Para o Codificador da
Doutrina Espírita (id., p. 210), ao longo dos séculos a arte vem evoluindo do
Paganismo para o Cristianismo e deste para o Espiritismo, o qual nos dá, sobre
a vida após a morte física, os seguintes esclarecimentos:
[…] As moradas dos eleitos e dos condenados já não
se acham isoladas; há incessante solidariedade entre o Céu e a Terra, entre
todos os mundos de todos os Universos; a felicidade consiste no amor mútuo de
todas as criaturas chegadas à perfeição e numa constante atividade, tendo por
objetivo instruir e conduzir àquela mesma perfeição os que se tornaram
retardatários. O inferno está no próprio coração do culpado, que tem nos
remorsos o seu castigo, que não é eterno; e o mau, ao tomar o caminho do
arrependimento, se depara novamente com a esperança, esta sublime consolação
dos infelizes.
[…]
Sem dúvida, o Espiritismo abre à arte um campo
inteiramente novo, imenso e ainda inexplorado. Quando o artista houver de
reproduzir com convicção o mundo espiritual, colherá nessa fonte as mais
sublimes inspirações […] (KARDEC, 2009, p. 210- 211).
Após a desencarnação de Allan Kardec, o mundo
conheceu obras artísticas de extraordinária beleza, provindas do além-túmulo.
Entre incontáveis obras de inspiração mediúnica, pode-se citar, rapidamente, as
do médium Fernando de Lacerda, de nacionalidade portuguesa, que psicografou a
obra intitulada Do País da Luz, em quatro volumes,
com textos em poesia e prosa de renomados poetas e romancistas desencarnados,
tais como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Alexandre Herculano,
Victor Hugo, Michelet, entre outros. Outra grande psicógrafa foi Wera Krijanowski,
médium russa que psicografou, entre outras obras maravilhosas, O Chanceler de Ferro, A Vingança do Judeu e Herculânum, ditadas pelo Espírito John Wilmot
Rochester.
A médium brasileira Zilda Gama, psicografou
diversas obras, ditadas pelo Espírito Victor Hugo: Na Sombra e na Luz, Almas Crucificadas, Redenção e Do Calvário ao Infinito. Há
também, na literatura espírita, belas obras
psicografadas por Yvonne do Amaral Pereira, entre as quais se destaca Memórias de um Suicida, com mais de 500 páginas, ditada
pelo Espírito Camilo Castelo Branco, sob o pseudônimo de Camilo Cândido
Botelho.
Duzentas e sessenta obras já foram psicografadas
pelo médium baiano Divaldo Pereira Franco, que completou 93 anos, no dia 5 de
maio de 2020, e ainda realiza conferências espíritas no Brasil e no exterior.
Indubitavelmente, porém, Francisco Cândido Xavier
(Chico Xavier), que até a sua desencarnação, em 2010, havia publicado 412
obras psicografadas, destaca-se como o mais completo médium de nosso
tempo. Parnaso de Além-Túmulo, em relançamento atual, com
poemas de dezenas de poetas brasileiros e portugueses desencarnados, foi
publicado quando Chico Xavier estava ainda com 21 anos. Após este livro,
surgiram centenas de outras publicações do médium mineiro, nos gêneros poético, crônica,
romances históricos e outros, confirmando, desse modo, a predição dos Espíritos
Superiores a Allan Kardec sobre o extraordinário valor e missão da arte
espírita: trazer à Humanidade informações seguras sobre quem somos, de onde
viemos e para onde vamos após esta breve existência na Terra.
No Brasil, após o sucesso dos livros, o tema
espírita foi transposto para a televisão e o cinema. Algumas novelas espíritas
foram muito apreciadas, como Alma Gêmea, de
Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, exibida pela TV Globo nos anos 2005 e 2006 e
reprisada alguns anos depois, relatando o caso de um homem apaixonado por uma
índia, que se tratava de sua ex-mulher falecida e reencarnada. Outra novela de
grande sucesso foi Páginas da Vida,
também exibida pela Globo, de autoria de Manoel Carlos, entre 2006 e 2007, no
chamado horário nobre das 21 horas. A história se refere às manifestações
mediúnicas do Espírito de uma jovem mãe desencarnada. Tanto a filhinha dessa
jovem quanto sua avó viam esse Espírito, segundo Cânepa (2013, p. 55).
Também no cinema, a sétima arte, no início deste
século, nosso País, considerado a maior nação espírita do mundo, vem assistindo
a filmes com essa temática, de longa-metragem, com grande número de
espectadores. Os dois principais são Chico Xavier e Nosso Lar. O filme Chico Xavier,
dirigido por Daniel Filho, baseia-se na vida do médium mineiro Francisco
Cândido Xavier. Foi o filme brasileiro, até a data de sua estreia, com o maior
número de espectadores. Cerca de 590 mil pessoas assistiram-no durante os três
primeiros dias de sua exibição, segundo informou Fernanda Ezabela em reportagem
publicada na Folha de São Paulo, em 5 de
setembro de 2010. Calcula-se que esse longa-metragem foi assistido por cerca de
três milhões e 400 mil espectadores, de acordo com Cânepa (2016).
Quanto a Nosso Lar, embora de
início tenha sido assistido por pouco menos espectadores, do que o filme Chico Xavier, pois foi visto por cerca de 500 mil
pessoas, nos três primeiros dias de estreia, ao final de sua exibição alcançou
quatro milhões de espectadores, segundo Cânepa (id.).
Em relação ao cinema hollywoodiano, no decorrer do
século XX, alguns filmes abordaram os temas da reencarnação e aparições de
Espíritos aos chamados vivos. Esses filmes faziam parte do gênero comédia. Como
exemplo, Cânepa (2013, p.52) cita a comédia clássica Heaven Can Wait (O Céu Pode Esperar),
que teve três versões para o cinema. O filme fala sobre um milionário que morre
antes do previsto pelo Plano Espiritual e, por isso, deve reencarnar. Esse
filme inspirou outros, não somente no Brasil, mas também em outros países.
Entre nós, seu título foi traduzido para O Diabo Disse Não.
No teatro, são comuns as peças de temática
espírita. O filme Nosso Lar, por exemplo, devido ao
sucesso de bilheteria nos cinemas, também foi adaptado para o teatro. Outra
obra espírita best-seller, transformada em peça
de teatro, é Violetas na Janela, psicografada
por Vera Marinzek de Carvalho. Sua produção foi de Júlio César de Sá Roriz; a
direção ficou com o ator Guilherme Correa e a adaptação da atriz Ana Rosa.
Entre 1997 e 2007, mais de 300.000 pessoas assistiram ao espetáculo em tournée nacional.
Na pintura, encontram-se diversos médiuns que
pintam quadros até com os pés, atribuídos a pintores célebres, como Picasso,
Monet, Renoir, entre outros.
Há vários médiuns pintores, mas citarei apenas
dois, também denominados médiuns de psicopictografia: Lívio Barbosa e Valdelice
Salum. O primeiro, segundo Romero (2016), no dia 19 de junho de 2015, pintou ao
vivo um quadro de Oscar-Claude Monet, “o mais consagrado pintor impressionista
do mundo”, na TV Cidade Verde, do Piauí. Esclarece-nos Barbosa que para os
Espíritos pintarem “por um médium é muito difícil, porque esses artistas
[desencarnados] precisam transmitir um pouco ou muito do que sabem por uma
pessoa que não tem o conhecimento que eles tinham em vida” (ROMERO, 2016).
Talvez aí esteja o motivo pelo qual alguns dos entendidos nessa arte duvidam da
autenticidade da autoria do Espírito, ainda que seja espantosa a velocidade de
produção das obras e os recursos utilizados para tal, como a pintura com os
pés, tudo isso aliado ao desconhecimento, por vezes completo, dessa arte.
Como exemplo, citamos o caso da senhora
Valdelice Salum, de 77 anos, semianalfabeta, originária de família rural
baiana. Essa médium pinta também com os pés, há mais de 40 anos, telas
atribuídas aos Espíritos Aleijadinho, Anita Malfatti, Monet, Picasso,
Portinari, Renoir, entre outros. A renda obtida com a venda dos quadros é
doada, e Valdelice é reconhecida por sua obra voltada à assistência aos
necessitados.
Desde jovem, ela via quadros caindo sobre sua
cabeça e não entendia o que se passava. Somente após estar casada, animou-se a
procurar Chico Xavier, pois era católica fervorosa. O médium mineiro
incentivou-a a estudar o Evangelho e a frequentar uma instituição espírita,
após lhe dizer que havia muitos Espíritos pintores ao seu redor, aguardando sua
disposição de divulgar a vida espiritual pela pintura mediúnica.
Segundo Zanella (2016), quando Valdelice se apresentou
na TV italiana, em 2008, sua pintura fez muito sucesso naquele país.
Cogitar sobre a imortalidade e sobre a
possibilidade de os Espíritos desencarnados intervirem no nosso mundo, de modo
tão palpável, era como quebrar barreiras de conceitos e preconceitos, de
incertezas e de ceticismo. O próprio apresentador disse de público que seria
muito difícil esquecer o ar de tranquilidade e serenidade que se respirou
durante a gravação do programa e admitiu que ele nunca havia imaginado ver algo
similar acontecer diante dos seus próprios olhos (ZANELLA, 2016).
No gênero musical, entre outros compositores
cantores da atualidade, destaca-se Elizabete Lacerda, que compôs e adaptou
diversas músicas, baseadas em mensagens psicografadas por Chico Xavier, do
autor espiritual Emmanuel. Uma delas, que faz parte do álbum Elizabete Lacerda – Filhos das Estrelas, tem por
título Aceita, que nos deleita com bela mensagem.
Além de emocionar, consolar e proporcionar, por
diversos gêneros artísticos, a confirmação do sagrado como parte indissociável
da existência humana, a arte espírita, com seu grande destaque na literatura,
contrapõe ao Materialismo a teoria do Espiritualismo, confirmada pela Doutrina
Espírita, com base no método científico da observação, como anunciou Allan Kardec.
Nesse sentido, a arte espírita vem se tornando cada vez mais apreciada, não
somente no Brasil, mas também no mundo inteiro; e as obras psicografadas
continuam chamando a atenção pela beleza de seu enredo narrativo.
Por meio da manifestação artístico-espírita
mediúnica diversa e, em grande parte, da psicografia, confirma-se a promessa de
Jesus, em João (14:16) de enviar-nos o
Consolador para ficar eternamente conosco.
1 N.R.:
Recebido pelo médium Victorien Sardou. Revista espírita: jornal de estudos
psicológicos. ano 1, n. 8, ago. 1858, cap. Observações a propósito dos desenhos
de Júpiter; Habitações do planeta Júpiter.
REFERÊNCIAS
CÂNEPA,
Laura Loguercio. Notas para pensar a onda dos filmes espíritas no Brasil.
Rumores (USP), v. 7, p. 46-64, 2013.
KARDEC,
Allan. Obras póstumas. Trad. Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro:
FEB, 2009. pt. 1, cap. Influência perniciosa das ideias materialistas…, p. 210.
____.
Discurso de Victor Hugo junto ao túmulo de uma jovem. Revista espírita:
jornal de estudos psicológicos. ano 8, n. 2, fev. 1865. Trad. Evandro Noleto
Bezerra. 4. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2015.
ROMERO,
Maria. Artista faz pintura mediúnica de Monet ao vivo na TV Cidade Verde.
Disponível em: . Acesso em: 7 mai. 2016.
WANTUIL,
Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec: o educador e o codificador. v.
1. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. cap. 22.
ZANELLA,
Regina. Pintura mediúnica é destaque na mídia italiana. Disponível em:
, 7 jun. Acesso em: 7 mai. 2016.
(Transcrito
de Reformador/Federação Espírita Brasileira em ago. 2016, p. 42-46. Atualizado em 06 de fevereiro de 2020, com relação à idade de Divaldo Franco.)
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