Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2020


Continuação da tradução livre da terceira edição francesa d'O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Prof. dr. Jorge Leite de Oliveira



8.3 Verdadeira pureza. Mãos não lavadas 

Então, os escribas e fariseus  que tinham chegado de Jerusalém aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: Por que seus discípulos violam a tradição dos antigos? pois não lavam as mãos quando fazem suas refeições.
Mas Jesus respondeu-lhes: Por que vocês violam o mandamento de Deus, para seguir sua tradição? Porque Deus fez este mandamento: Honre seu pai e sua mãe, e este outro: Aquele que disser a seu pai ou a sua mãe palavras ultrajantes seja punido de morte. Entretanto vocês dizem: Aquele que haja dito a seu pai ou a sua mãe: Toda a oferenda que faço a Deus  aproveitará a você, satisfaz a lei, ainda que depois o tal não honre nem assista seu pai ou sua mãe. Assim, tornam  inútil o mandamento de Deus, pela sua tradição.
Hipócritas, Isaías bem profetizou de vocês, quando disse: Esse povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim. E é em vão que me honram, ensinando máximas e ordenações humanas.
Depois, havendo chamado o povo, disse-lhe: Ouçam e compreendam bem isto. Não é o que entra pela boca  que contamina o homem, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. O que sai da boca procede do coração, e é o que torna o homem impuro, pois é do coração que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências.  Essas são as coisas que tornam o homem impuro, mas comer sem lavar as mãos não é o que o torna impuro.
Então, seus discípulos aproximaram-se dele e lhe disseram: Sabe que os fariseus, depois que ouviram suas palavras, ficaram escandalizados? Mas Ele respondeu-lhes: Toda planta que meu Pai não plantou será arrancada. Deixem-nos; são cegos que conduzem cegos. E se um cego guia  outro cego, ambos caem no fosso (Mateus, 15:1-20).
Enquanto Jesus estava falando, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar com ele, e havendo entrado, sentou-se à mesa. O fariseu começou então a dizer consigo mesmo: Por que Ele não lavou as mãos antes de jantar? Porém, o  Senhor lhe disse: Vocês outros, fariseus, limpam o que está por fora do copo e do prato, mas seu interior está cheio de rapina e de maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não faz também o interior? (Lucas, 11:37-40).

Os judeus haviam negligenciado os verdadeiros mandamentos de Deus, para apegarem-se à prática de regulamentos estabelecidos pelos homens e da rígida observância desses regulamentos faziam casos de consciência. O fundo, muito simples, acabara por desaparecer sob a complicação da forma. Como era mais fácil observar os atos exteriores do que se reformar moralmente, de lavar as mãos do que limpar o coração, os homens iludiram-se, acreditando-se quites para com Deus, por se habituarem a essas práticas, mantendo-se tais como eram, pois lhes ensinavam que Deus não exigia nada mais do que isso. Eis porque o profeta disse: "É em vão que esse povo me honra com os lábios, ensinando máximas e mandamentos dos homens".
Assim também aconteceu com a Doutrina moral do Cristo, que acabou por ser relegada a segundo plano, o que tem levado muitos cristãos, à semelhança dos antigos judeus, a consideraram mais  garantida a salvação por meio de práticas exteriores, do que pelas da moral. É a essas adições feitas pelos homens à Lei de Deus que Jesus se refere, quando diz: "Toda planta que meu Pai Celestial não plantou será arrancada".
O objetivo da religião é conduzir o homem a Deus. Ora, o homem só chega a Deus   quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não melhorar o homem, não atinge  seu objetivo. Aquela em que ele pensa poder apoiar-se para fazer o mal, ou é falsa ou está falseada em seu princípio. Tal é o resultado de toda religião em que a forma supera o fundo. A crença na eficácia dos sinais exteriores é nula, se não impede que se cometam assassínios, adultérios, espoliações, de dizerem calúnias, e de fazerem mal ao próximo, seja no que for. Ela faz supersticiosos, hipócritas e fanáticos, mas não faz homens de bem.
Não basta ter as aparências da pureza, é necessário, antes de tudo, ter a pureza do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Salve, 18 de abril, Dia Nacional do Espiritismo (Irmão Jó) Foi no dia 18 de abril que Kardec, Na Cidade de Luz, em manhã memorável, Lança ...