Páginas

sábado, 24 de outubro de 2020

 


12.3.2 O ódio

Fénelon

Bordeaux, 1861

 

Amem-se e serão felizes. Acima de tudo, esforcem-se por amar os que lhes inspiram indiferença, ódio e desprezo. O Cristo, que vocês devem tornar seu modelo, deu-lhes o exemplo dessa abnegação. Missionário do amor, Ele amou até dar o sangue e a própria vida. O sacrifício que os obriga a amar os que os ultrajam e perseguem é penoso, mas é isso, precisamente, o que os torna superiores a eles. Se vocês os odiassem como eles os odeiam, não valeriam mais do que eles.

É essa a hóstia imaculada que vocês oferecem a Deus, no altar de seus corações, hóstia de agradável odor, cujos perfumes sobem até Ele. Embora a lei do amor nos mande amar indistintamente a todos os nossos irmãos, ela não endurece o coração para os maus procedimentos. É essa, pelo contrário, a prova mais penosa. Eu o sei, pois durante minha última existência terrena experimentei essa tortura. Mas Deus existe, e pune, nesta e na outra vida, os que violam a lei do amor. Não se esqueçam, meus queridos filhos, de que o amor nos aproxima de Deus, e o ódio nos afasta d'Ele.

Tradução livre: prof. dr. Jorge Leite de Oliveira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A mulher e o amor (Irmão Jó)   Dizem que quando Deus fez a mulher Ele estava namorando o ser Mais belo que criara nesta Terra, Que faz no ...