Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2021


 

16.3 Jesus em casa de Zaqueu

 

            Ao entrar em Jericó, Jesus passava pela cidade. E ali vivia um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, que buscava ver Jesus, para conhecê-lo, e não o podia conseguir, por causa da muita gente, porque era muito pequeno. E correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver, porque por ali havia de passar. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para o alto e vendo-o ali lhe disse: — Zaqueu, desça depressa daí, porque importa que eu fique hoje em sua casa. Zaqueu desceu rapidamente e recebeu-o com alegria. Vendo isso, todos murmuravam, dizendo: Ele foi hospedar-se em casa de um homem de má vida. (Ver na introdução o item Publicanos.)

            Entretanto Zaqueu, apresentando-se diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, eu dou aos pobres metade dos meus bens, e, se houver prejudicado a alguém, seja no que for, pago-lhe quatro vezes mais. Sobre o que Jesus lhe disse: Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este é também filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas, 19:1-10).

 

16.4 Parábola do mau rico

 

            Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho, e que todos os dias se banqueteava magnificamente. Havia também um pobre de nome Lázaro, deitado à sua porta,  todo coberto de úlceras, e que desejava fartar-se das migalhas que caíam da mesa do rico, mas ninguém lhas dava; e os cães vinham lamber-lhe as chagas. Ora, aconteceu que esse pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. E morreu também o rico, e teve o inferno por sepultura. E quando ele estava nos tormentos, levantou os olhos e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E gritando ele  disse estas palavras: Pai Abraão, tem piedade de mim, e mande cá Lázaro, para que molha em água a ponta do seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou atormentado nesta chama.

            Mas Abraão lhe respondeu: Meu filho, lembra-se de que você recebeu os seus bens em sua vida, e de que Lázaro não teve senão males; por isso ele agora está consolado, e você em tormentos.

            Além disso, entre nós e você existe um grande abismo, de maneira que os que querem passar daqui para aí não podem, nem os daí passar para aqui.

            Disse o rico: Eu lhe suplico, então pai Abraão, que o mande à casa de meu pai, onde tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho destas coisas, e não suceda que venham também eles parar neste lugar de tormentos. Abraão lhe respondeu: Eles lá têm Moisés e os profetas;  que os escutem. Não, pai Abraão, mas se for a eles algum dos mortos, farão penitência. Abraão respondeu-lhe: Se eles escutam nem Moisés nem os profetas, também não acreditarão, ainda que ressuscite algum dos mortos. (Lucas, 16: 19-31).

     Tradução livre: Jorge Leite de Oliveira

    Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/0494890808150275

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Salve, 18 de abril, Dia Nacional do Espiritismo (Irmão Jó) Foi no dia 18 de abril que Kardec, Na Cidade de Luz, em manhã memorável, Lança ...