Páginas

quinta-feira, 9 de março de 2023

 


28.5 (5) Preces pelos doentes e pelos obsidiados

 

Pelos doentes

 

1. (77) Prefácio

 

            As doenças fazem parte das provas e das vicissitudes da vida terrestre. Fazem parte da grosseria da nossa natureza material e da inferioridade do mundo em que habitamos. As paixões e os excessos de toda espécie semeiam em nós germes malsãos, muitas vezes hereditários. Nos mundos mais avançados, física e moralmente, o organismo humano, mais depurado e menos material, não está sujeito às mesmas enfermidades que o nosso, e o corpo não é minado secretamente pela devastação das paixões (cap. 3, item 9). É necessário, pois, que nos resignemos a sofrer as consequências do meio em que nos situa nossa inferioridade, até que mereçamos mudá-lo. Isso, entretanto, não deve impedir-nos, enquanto esperamos tal mudança, de fazer o que dependa de nós para melhorar nossas condições atuais. Mas, se apesar de nossos esforços, não pudermos fazê-lo, o Espiritismo nos ensina a suportar com resignação nossos males passageiros.

Se Deus não quisesse que pudéssemos curar ou aliviar os sofrimentos corporais, em certos casos, não teria colocado recursos de cura à nossa disposição. Sua previdente solicitude, a esse respeito, confirmada pelo instinto de conservação, mostra que o nosso dever é procurar esses recursos e aplicá-los.

Ao lado da medicação ordinária, elaborada pela ciência, o magnetismo nos deu a  conhecer o poder da ação fluídica, e depois o Espiritismo veio revelar-nos outra espécie de força, através da mediunidade curadora e da influência da prece (Veja-se, a seguir, notícia sobre mediunidade curadora, item 81).

 

2. (78) Prece (Para ser feita pelo doente)

 

            O Senhor é todo justiça, e se me enviou a doença é porque a mereci, pois nunca impõe sofrimento sem causa. Coloco minha cura, portanto, sob sua infinita misericórdia. Se for de seu agrado, restabelecer-me a saúde, bendito seja seu nome; se, pelo contrário, eu tiver de continuar sofrendo, bendito seja ainda seu nome. Submeto-me sem murmurar aos seus divinos desígnios, porque tudo que faz só pode ter por fim, o bem das suas criaturas.

Faça, ó Meu Deus, que esta doença seja para mim um aviso salutar que me leve a refletir sobre minha conduta. Aceito-a como uma expiação do passado e como uma prova para minha fé e minha submissão à sua santa vontade (Veja a prece o item 40).

 

3. (79) Prece (para o doente)

 

Meu Deus, são impenetráveis os seus desígnios, e na sua sabedoria enviou a fulano uma enfermidade. Lança-lhe, eu lhe suplico, um olhar de compaixão, e digne-se por um fim aos seus sofrimentos!

Bons Espíritos, ministros do Todo-Poderoso, secundem, eu lhes peço, meu desejo de aliviá-lo. Dirijam o meu pensamento, a fim de que possa derramar um bálsamo salutar em seu corpo,  e consolação em sua alma.

Inspirem-lhe paciência e submissão à vontade de Deus; e deem-lhe força de suportar suas dores com resignação cristã, para não perder os resultados desta prova. (Ver sobre a prece, item 57).

 

4. (80) Prece (para ser dita pelo médium curador)

 

            Meu Deus, se quiser servir-se de mim, apesar de eu ser tão indigno, poderei curar esta enfermidade, desde que seja essa sua vontade, porque tenho fé no seu poder. Mas nada posso sem você. Permita aos bons Espíritos impregnar-me com seu fluidos salutares, a fim de que os possa transmitir a este doente, e afastem de mim qualquer pensamento de orgulho e de egoísmo, que lhes pudesse alterar a pureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Caminhos Paz: Nossa homenagem ao Dia da Europa (Irmão Jó)   Superada uma guerra mundial Com milhões de judeus sacrificados, Era tempo de ...